“A cor púrpura”: O livro de Fevereiro do Clube de Leitura

a-cor-purpura

Fevereiro está quase a chegar e é momento de ficares a conhecer qual será o livro do mês do Clube de Leitura. Se subscreveste a newsletter, já sabes qual será… Se ainda não o fizeste, aqui fica: “A cor púrpura”, de Alice Walker (mas se ainda não subscreveste… estás a tempo e podes fazê-lo na página inicial, do blog). O tema do mês de Fevereiro é Black History e fui buscar inspiração à celebração que ocorre em Fevereiro nos Estados Unidos da América. Um mês que pretende assinalar as concretizações dos negros na História Americana e que pode ser muito mais do que isso se o transpusermos para a História Mundial e para a sociedade de qualquer país.

A celebração do Black History Month foi proposto, pela primeira vez, em 1969, sendo posteriormente reconhecido oficialmente pelo presidente Gerald Ford em 1979. Em 2021, o Black History Month assinalará o tema “Black Family: Representation, Identity and Diversity“, pretendendo explorar a forma como a sua diáspora e a forma como se espalharam por todo o país. Numa semana em que assumiu funções Kamala Harris como primeira Vice-presidente dos Estados Unidos da América, numa cerimónia cheia de significado, penso que a escolha desta efeméride, a reflexão e a aprendizagem que ela pode trazer é uma extraordinária coincidência. Sobre Kamala Harris, estou com imensa curiosidade em ler o livro “Kamala Harris: Uma vida americana”, de Dan Morain. Já leste?

Sobre o livro “A cor púrpura”, aqui fica a sinopse para te despertar a curiosidade:

Vencedor do prémio Pulitzer e o National Book Award, A Cor Púrpura foi adaptado ao cinema em 1985 por Steven Spielberg e nomeado para 11 óscares. A Cor Púrpura aborda temas como a violência doméstica a que estavam sujeitas as mulheres negras no início do século XX, a relação dos negros com o seu passado de escravatura, e a busca do espiritual num mundo cruel e sem sentido. Um livro extremamente atual e que nos faz refletir sobre as relações de amor, ódio e poder, em uma sociedade ainda marcada pelas desigualdades de gêneros, etnias e classes sociais.

Tenho imensa curiosidade em ler este livro e foi um daqueles em que me apaixonei pela capa desde que o vi! Está linda, não achas? Espero que tenhas gostado desta escolha e que partilhes comigo a tua leitura no grupo do Clube de Leitura e o que fores sentido com tudo o que leres. Um livro que ganhou um Prémio Pulitzer deve, garantidamente, reservar uma óptima leitura! Conto contigo em Fevereiro? Não te esqueças também de me identificares nas tuas partilhas nas redes sociais e utiliza a hashtag #clubeleiturasdescomplicadas.

a-cor-purpura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *