José Saramago: Parabéns ao Mestre!

jose-saramago
Foto de Pedro Walter

José Saramago dispensa apresentações, dentro e fora de portas. Se fosse vivo, o Mestre, como é apelidado por muitas pessoas pelo mundo fora, faria hoje 99 anos. Ao assinalar-se o aniversário de Saramago em 2022, inicia-se o ciclo de eventos que irá assinalar o centenário do nascimento do Prémio Nobel da Literatura 16 de Novembro de 2022. Este será um ano repleto de momentos evocativos da memória de um dos maiores nomes da Literatura Portuguesa e alguns desses momentos terão já início durante Novembro deste ano.

 

José Saramago na Casa da Música

A Casa da Música, na cidade do Porto, será o palco para o regresso do Porto de Encontro com uma sessão evocativa dos dez anos desta iniciativa totalmente dedicada à José Saramago. O Porto de Encontro é uma iniciativa da Porto Editora e a sessão de 29 de Novembro, pelas 21 horas, contará com a presença de Pilar del Rio, esposa de Saramago e presidente da Fundação José Saramago. Estarão também presentes vários autores portugueses vencedores do Prémio Saramago, iniciativa da Fundação Círculo de Leitores: Afonso Reis Cabral (2019), Bruno Vieira Amaral (2015), Gonçalo M. Tavares (2005), João Tordo (2009), Paulo José Miranda (1999) e Valter Hugo Mãe (2007).

A entrada na sessão é gratuita, embora sujeita a levantamento de bilhete na Casa da Música (limitado a dois por pessoa), disponível a partir de dia 16 de novembro.

 

José Saramago na Livraria Lello

A mais bela livraria do mundo associa-se à homenagem a Saramago com uma conversa no dia 26 de Novembro. Será um evento que contará com a presença de vários vencedores do Prémio Saramago e do diretor da Fundação José Saramago, Sérgio Machado Letria. Os “herdeiros de Saramago”, como são chamados os vencedores do Prémio com o seu nome e que são alguns dos maiores nomes da actualidade da Literatura Portuguesa, são a memória viva do contributo de Saramago para a essência portuguesa na escrita. Neste evento estarão presentes os autores Gonçalo M. Tavares, Afonso Reis Cabral, João Tordo, Adriana Lisboa ou Andrea Del Fuego.

A Livraria Lello tem vindo a desenvolver outras iniciativas tendo Saramago como figura central. Numa parceria com a Fundação José Saramago, a Livraria Lelllo possui uma sala inteiramente dedicada ao autor, desde Junho deste ano. A inauguração desta sala coincidiu com o lançamento de uma colecção especial de  quatro obras de Saramago – Memorial do Convento, Ensaio sobre a Cegueira, O Evangelho segundo Jesus Cristo ou As Intermitências da Morte – resultado de uma parceria com a Porto Editora, sobre a qual podes ficar a conhecer mais neste artigo do blog da Livraria Lello. Neste mês de Novembro, foi criada a primeira Cátedra com José Saramago como patrono no nosso país, numa iniciativa que junta  a Livraria Lello, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro e a Fundação José Saramago.

Caso pretendas assistir a este evento, podes fazer a tua inscrição através deste formulário disponibilizado pela Livraria Lello.

 

José Saramago: Algumas sugestões de leitura para assinala os 99 anos do Mestre

 

Queres conhecer mais sobre o processo criativo do único Prémio Nobel da Literatura português? Lé esta notícia sobre a sua extraordinária criatividade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *