Dia Nacional do Mar: Porque despertar a consciência nos mais novos é essencial!

dia-nacional-do-mar

Foto iStock a partir de https://www.elle.de/world-ocean-day-2020 

Hoje, dia 16 de Novembro, assinala-se o Dia Nacional do Mar. Esta é uma data muito importante pois permite-nos refletir sobre o papel essencial que o mar desempenha no nosso País, aquele que sempre teve os olhos postos no mar. É um dia profundamente enraizado na identidade do nosso país, mostrando o importante papel que o mar possui nos mais diversos campos da sociedade. O motivo que levou à escolha do dia 16 de Novembro para esta efeméride resulta de ser este o dia da entrada em vigor da “Convenção da Organização das Nações Unidas sobre o Direito do Mar”, sobre a qual podes saber mais aqui.

Para assinalar este dia, deixo algumas sugestões de leitura para os mais novos, especialmente pensadas para desenvolver a sua consciência sobre a importância do mar para todos os portugueses.

 

Dia Nacional do Mar: sugestões de leitura para os mais novos

  • Oceano!, de Stacy McAnulty e ilustrações de David Litchfield: Livro que explica, de forma clara e acessível, vários aspetos dos oceanos, incluindo a sua origem, os seus habitantes, as questões da poluição e da pesca intensiva, e como é importante a sua proteção. Com informação científica rigorosa e inovadora, a história é contada na 1.ª pessoa: é o Oceano quem conduz a narrativa. lustrações ternurentas, criando empatia entre os pequenos leitores e o tema em questão. Livro que integra as recomendações do Plano Nacional de Leitura para a faixa etária dos seis aos oito anos.
  • Os oceanos em 30 segundos, de Jen Greene e ilustração de Wesley Robbins: 30 tópicos incríveis, para exploradores marinhos, explicados em meio minuto! Acompanha a vida no oceano e os seus perigos, desde os reinos de coral às águas mais traiçoeiras. Repleto de ilustrações divertidas que acompanham cada página, este livro levar-te-á numa fascinante viagem de descoberta pelo mundo marinho. Um livro ludodidáctico para crianças dos seis aos dez anos.
  • Oceano, de Sabrina Weiss e ilustração de Giulia de Amicis (integra a colecção Biblioteca do Conhecimento):  Este livro não é como os outros. Não está cheio de explicações complexas. Pelo contrário, os mistérios mais incríveis do oceano são revelados em textos curtos e claros, esquemas infográficos simples e apelativos, ilustrações coloridas e tabelas fáceis de consultar. Livros com muita informação, factos incríveis e explicações precisas dadas através de ilustrações realistas e infografias, numa edição de capa dura, duradoura, perfeita para consulta. Ideais para pais e encarregados de educação que gostam de estimular e explorar, junto das crianças, curiosidades sobre o mundo que as rodeia. Livro que integra as sugestões do Plano Nacional de Leitura para crianças dos 12 aos 14 anos.
  • O oceano, de Heather Alexander e ilustração de Andrés Lozano: Descobre os mares e os oceanos do mundo, observa os animais que vivem no oceano, aprende mais sobre os tubarões, percebe para que servem as conchas, investiga as maravilhosas e peculiares criaturas marinhas e explora o oceano através dos cinco sentidos. Descobre tudo nestes livros interativos com 100 perguntas e respostas, e 70 abas que se levantam e revelam muitas curiosidades. Um livro pensado para crianças dos seis aos dez anos.
  • Vamos descobrir o oceano, de Timothy Knapman e ilustração de Wesley Robins: um livro que ajuda as crianças dos seis aos dez anos a descobrir os oceanos e os mares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *