Segunda guerra mundial

“As relíquias sagradas de Hitler”: O outro lado da Segunda Guerra Mundial

as-reliquias-sagradas-de-hitler

Ler sobre a Segunda Guerra Mundial é ler sobre campos de concentração e a Solução Final. Nem sempre pensamos em outros aspectos do conflito e nas relíquias sagradas de Hitler. E o que são elas? Não são mais do que os tesouros mais valiosos para o III Reich, segundo Hitler. Estas seriam as peças que moldariam a forma como ele conduziria o futuro da Alemanha e da Europa. Estas relíquias, hoje em exposição em Viena, são os tesouros do Sacro-Império Romano-Germânico e Austríaco usadas nas suas coroações e outras cerimónias oficiais. Para Hitler, eram seus por direito como senhor da Alemanha e do Terceiro Reich.

E porque vos trago hoje a book review de “As relíquias sagradas de Hitler”? O tema da Segunda Guerra Mundial e Holocausto é um dos meus preferidos. Desde histórias de sobreviventes de Auschwitz a versões young adult que nos prendem desde a primeira página à história de uma órfã e futura espia, muitos são os livros que partilho convosco sobre este tema. Para além disso, hoje é um dia importante para a memória deste conflito… Celebra-se o Dia da Vitória. Foi neste dia que foi assinada a rendição dos alemães aos Aliados, terminando seis anos de conflitos. E nada melhor do que conhecer um outro lado de Hitler, um lado oculto sempre associado à busca de obras de arte, para assinalar este dia. Vamos conhecer melhor as relíquias sagradas de Hitler?

 

“As relíquias sagradas de Hitler”: Uma visão sobre arte, ocultismo e a Ahnenerbe

Sidney D. Kirkpatrick traz-nos “As relíquias sagradas de Hitler” numa edição da Alma de Livros. Nele, podemos acompanhar o relato do Tenente Walter Horn sobre a sua aventura na busca das Jóias do Sacro Império. Horn, um historiador de arte de origem alemã pertencente ao exército americano, chega a Nuremberga na tentativa de descobrir o rasto desse tesouro. Seguem-se semanas de viagem e de descoberta pelo lado mais oculto das obras de arte pilhadas pelo III Reich.

Criada por Himmler e constituída pelos mais brilhantes académicos da época, a Ahnenerbe existiu entre 1935 e 1945 como ramo de investigação das SS. Foi através dela que nazis pilharam obras de arte por toda a Europa, muitos deles armazenados no bunker descoberto em Nuremberga e de onde as Jóias do Sacro Império desapareceram. Foi através de Himmler e da Ahnenerbe que se tentou reinventar toda a História e Igreja medievais. Para os nazis, Jesus era um ariano com uma missão clara no mundo: garantir o domínio e o poder da raça ariana.

Este é um livro que todos devem ler. Mostra um lado diferente da Segunda Guerra Mundial. Mais afastado da Solução Final e mostrando um outro lado de Himmler e de Hitler: o fascínio pelo ocultismo e pelo poder que objectos podem ter na construção de um império e uma nação forte. “As relíquias sagradas de Hitler” mostra-nos também o outro lado do trabalho dos Aliados no final da guerra: a preparação dos Julgamentos de Nuremberga e a necessidade de restituir as obras de arte pilhadas por toda a Europa. Este é o livro certo para fascinados por história, pelo significado de obras de arte e pela compreensão da importância que a arte possui para a construção de um país e o sentimento de pertença de um povo. Um livro que adorei ler e que recomendo a todos vocês.

 

“As relíquias sagradas de Hitler”: Outras sugestões da Alma do Livros sobre a Segunda Guerra Mundial

A mulher do oficial nazi, de Edith Hahn Beer e Susan Dworkin

O carteiro de Auschwitz, de Joe Rosenblum e David Kohn

O farmacêutico de Auschwitz, de Patrícia Posner

As gémeas de Auschwitz, de Eva Mozes Kor e Lisa Rojany Buccieri (podem ler a book review sobre este livro neste artigo)

O executor, de Helmut Orner

 

De todos os livros que já leram, qual o vosso livro preferido sobre a Segunda Guerra Mundial? Partilhem comigo nos comentários deste artigo. Quero conhecer novos livros que ainda não tenha lido. E depois de lerem este livro, deixo-vos algumas sugestões e informações sobre a época.

as-reliquias-sagradas-de-hitler

 

as-reliquias-sagradas-de-hitler

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *