Livro infanto-juvenil

“Porque os animais não conduzem”: Sabes que dia é hoje?

porque-os-animais-não-conduzem

Tu desse lado… Que adoras animais de todas as espécies… Já pensaste porque os animais não conduzem? Esse é o grande desafio que Pedro Seromenho nos lança no seu livro, “Porque os animais não conduzem?” (link WOOK, link Bertrand). E porque vos trago este livro hoje? Porque hoje se assinala o Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante. É um dia especialmente pensado para despertar a consciência para a necessidade de conduzir em segurança, ao mesmo tempo que se relembra que todos devemos ser corteses ao volante. Respeitar as regras, respeitar os outros condutores e os peões é essencial para todos convivermos em segurança nas nossas estradas.

Como já te deves ter dado conta, adoro livros infantis e as boas mensagens que eles nos podem transmitir. Acredito que desenvolvermos bons hábitos de leitura nas crianças pode fazer toda a diferença. A oferta de livros infanto-juvenis  é cada vez maior, existe um dia que lhes é especialmente dedicado, por isso merecem toda a nossa atenção! E agora pensa comigo: e se puderes juntar esses momentos de leitura a aprendizagens relacionadas com o dia-a-dia? Seria fantástico, não é?! É isso mesmo que Pedro Seromenho nos proporciona com este “Porque os animais não conduzem?”. Vamos descobrir mais?

 

Porque os animais não conduzem?… Muito mais do que um livro!

Desde cedo que andam no carro dos vossos pais. Para irem passear, para irem para a escola ou para irem às compras. Nessas viagens, observam muito do que acontece dentro e fora do carro. E essas viagens poem ser verdadeiros momentos de aprendizagem e de descoberta… Basta aproveitá-los da melhor forma! Desde perceber porque não se pode andar muito depressa… Ou demasiado devagar. A compreender que devemos sempre parar na passadeira para os peões passarem ou que a luz é essencial quando a noite começa a chegar… Ou até perceber e compreender o que significa cada sinal de trânsito que vamos vendo.

De forma bastante divertida e imaginativa, o livro “Porque os animais não conduzem?” mostra como características essenciais de várias espécies de animais podem ser usadas para conhecer as regras de uma condução segura e cortês. Desde a preguiça que não pode conduzir porque adormece… À chita que anda sempre em alta velocidade ou à Zebra que se confunde com as passadeiras. Todo o livro se desenrola com linguagem simples, ilustrações marcantes e uma regra de trânsito por página. No final, o autor desafia todos os leitores a perceberem melhor cada uma das regras, explicando um pouco melhor o Código da Estrada.

Recorrer a animais para explicar as regras de condução pode ser uma boa forma das crianças começarem a compreender cada uma dela. É mais divertido e fácil de decorar. E aposto que até os pais não se vão esquecer de cada um destes animais! A pensar nisso, preparei sugestões de actividades para fazerem com os vossos pais depois de lerem este livro. Espero que gostem! E deixem os vossos comentários sobre esta actividades: se foi divertida, se os vossos pais gostaram e se partilharam com os vossos amigos!

porque-os-animais-nao-conduzem

Sobre o livro: “Porque os animais não conduzem?” | Editor Paleta de Letras | Idioma: Português | Encadernação: capa dura | Classificação temática: Livros > Livros em português > Infantis e juvenis > Livros infantis de ficção (faz parte do Plano Nacional de Leitura)

porque-os-animais-nao-conduzem

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *