Colecção “Um saltinho a…”: As cidades dos pais contadas ao filho

Eu sou alfacinha de gema. O pai é nascido na Invicta. Adoro a minha Lisbonita do fundo do coração. O pai fala da sua cidade com um brilho nos olhos. Quis o destino que eu e o meu marido nos conhecêssemos na capital e o nosso filho ficasse com Lisboa como naturalidade. Pode dizer-se que Lisboa e Porto casaram-se e o amor entre as duas cidades trouxe ao mundo um pequeno rapaz curioso pelo mundo e cheio de vontade de descobrir coisas novas.
Por causa desta particularidade da nossa família, ando sempre em busca de detalhes sobre as duas cidades para a decoração cá de casa. Numa das muitas idas à FNAC (sim, apaixonada por livros só pode ter na FNAC uma das suas lojas de eleição…), descobri os livros da colecção “Um saltinho a…” da Oficina do Livro. Trata-se de uma colecção que faz parte do Plano Nacional de Leitura e tem quatro títulos: “Um saltinho a Paris“, “Um saltinho a Madrid“, “Um saltinho a Lisboa” e “Um saltinho ao Porto“. Estão mesmo a ver o que aconteceu? Tive de trazer os livros de Lisboa e Porto para casa… Para daqui a uns tempos contar a história destas duas cidades ao meu filhote, em conjunto com o meu marido, num momento de partilha em família. O primeiro aspecto que gostava de destacar destes livros são as ilustrações. Transmitem boa disposição, são coloridas e despertam o interesse para estas duas cidades.

A Rosa é a menina que nos acompanha e nos leva a conhecer a cidade de Lisboa. O texto do livro “Um saltinho a Lisboa” é de Isabel Zambujal e as ilustrações saíram do lápis de João Fazenda. A Rosa, que tem como sonho viver no Castelo de São Jorge, leva-nos a passear por alguns dos locais mais emblemáticos e com mais história da capital, despertando o interesse para os visitarmos in loco.



O João, com o seu espírito explorador, leva-nos a “Um saltinho ao Porto“, com palavras de Isabel Zambujal e o lápis de João Fazendo a desenhar o que o Porto tem de mais bonito! O João deseja construir novas pontes para o Douro e leva-nos numa visita guiada pela cidade, mostrando-nos pequenas histórias sobre o Porto e as suas pessoas.



Acho que, depois de lermos estes dois livros, apenas podemos ficar com vontade de comer uma francesinha e finalizar a refeição com um pastel de Belém. Acho que vai ser muito engraçado contar a história das duas cidades que viram nascer os pais ao meu filho. Será um momento para ser vivido em família em que poderemos contar as nossas recordações de crianças nas duas cidades e ajudar o nosso filho a construir as suas próprias recordações e a sentir-se com um pouco do seu coração em cada uma das cidades!
Como complemento a estes dois livros, na página do Plano Nacional de Leitura, no separador Biblioteca, pode ser encontrada uma grande variedade de recursos disponíveis online sobre diferentes cidades do nosso país de que destaco “A escola de peixes do rio Tejo” e os recursos sobre a cidade de Lisboa e do Porto. Ainda na página do Plano Nacional de Leitura, podemos encontrar diferentes listas de títulos recomendados para os mais pequenos divididas por faixas etárias e por ano de escolaridade, de onde destaco a lista de Leitura em Voz Alta para a faixa etária do um aos dois anos, a faixa etária do meu filhote. Desta lista, fazem parte livros de algumas editoras de que gosto muito como a YoYo Books, a Booksmile ou a Kalandraka, entre outras.
Monumentos e sítios: Ir ao museu sem sair de casa - Leituras descomplicadas
[…] de hoje: se quiserem um livro especialmente dedicado às cidades de Lisboa e do Porto, espreitem este post que escrevi há uns tempos. São dois livros da colecção “Um saltinho a…”, da Oficina do Livro, e que […]
Monumentos e sítios: Ir ao museu sem sair de casa - Leituras descomplicadas
[…] hoje: se quiserem um livro especialmente dedicado às cidades de Lisboa e do Porto, espreitem este post que escrevi há uns tempos. São dois livros da colecção “Um saltinho a…”, da Oficina […]
Livros infantis: pequenos amigos para a vida! - Leituras descomplicadas
[…] música clássica, óptimos para os mais pequenos explorarem. Mais recentemente, apresentei-vos a colecção “Um saltinho a…” e os livros sobre Lisboa e Porto que convidam a um passeio por estas […]