Livro infanto-juvenil

Monumentos e sítios: Ir ao museu sem sair de casa

Sabem que dia se assinala amanhã, 18 de Abril? É o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios! Esta efeméride é comemorada desde Abril de 1982, quando foi criado este dia pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), aprovado pela UNESCO em 1983. Este ano, não podemos aventurar-nos numa visita ao nosso museu preferido, mas não é por isso que não podemos assinalar este dia. E vamos fazê-lo com livros… Tenho cinco boas sugestões para vocês. Acompanham-me nesta aventura pelos monumentos e sítios?!

 

1. “Viagem ao património português”, de Rita Jerónimo, editora Fábula

O primeiro livro que vos sugiro é o livro “Viagem ao património português”, de Rita Jerónimo e ilustração de Alberto Faria, editora Fábula (link Bertrand, link WOOK). Neste livro juvenil, os avós bem-humorados da Sara e do Tomás desafiam os seus netos a uma viagem pelo património português reconhecido pela UNESCO. De todas as sugestões que podem encontrar neste livro, destaco especialmente o Convento de Cristo, em Tomar. É um local que foi a sede da Ordem de Cristo em Portugal e que se diz ser a ordem que sucedeu aos Templários. Carregado de muito mistério, é um óptimo local a explorar. Espreitem os vídeos que estão na página oficial do Convento de Cristo e peçam aos vossos pais para vos falarem dos Templários. Vão gostar de certeza!

 

2. “Eléctrico 28”, de Davide Cali, editora Nuvem de Letras

Quem desse lado já andou de eléctrico?! É exactamente esse o desafio que nos é feito no livro “Eléctrico 28”, de Davide Cali, ilustração de Magali Le Huche, editora Nuvem de Letras (link Bertrand, link WOOK). Provavelmente, a carreira do eléctrico 28 deve ser uma das que tem mais passageiros em Lisboa. Ligando o Martim Moniz a Campo de Ourique, leva-nos por uma deliciosa viagem pelas colinas de Lisboa e mostra-nos o que de melhor a nossa capital nos pode mostrar. O livro faz jus a esta viagem de descoberta e tem, nas suas belas ilustrações, uma viagem linda pela capital das sete colinas. E porque não aproveitar para conhecer o Museu da Carris?! A pensar na exploração em tempo de confinamento, aproveitem para fazer uma visita de eléctrico sem sair do sofá, uma sugestão do Museu da Carris para toda a família. Juntem esse passeio virtual a este livro e os mais pequenos, entre os 6 e os 10 anos, terão momentos de muita diversão!

 

3. Colecção “Uma aventura”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, edição Editorial Caminho

Acho que esta sugestão vai fazer alguns pais recuar no tempo… Quem não se lembra de ler os livros da “Uma aventura”?! Estes clássicos da literatura juvenil, escritos por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, integrados no Plano Nacional de Leitura, são uma verdadeira homenagem ao nosso país, aos seus monumentos e sítios. De norte a sul, os heróis da história já estiveram nos mais diversos locais, sempre ao sabor da aventura. “Uma aventura no Palácio da Pena” (link Bertrand, link WOOK), “Uma aventura em Evoramonte” (link Bertrand, link WOOK) ou “Uma aventura no Palácio das Janelas Verdes” (link Bertrand, link WOOK) são apenas três sugestões. Peçam aos vossos pais que vos mostrem as fotografias destes locais. Quando tudo isto passar, peçam uma visita ao Palácio da Pena ou ao Museu de Arte Antiga que fica no Palácio das Janelas Verdes. Vão adorar!

 

Se quiserem visitar um conjunto de 25 museus virtualmente neste dia, espreitem este artigo. Neste artigo da Lisboa secreta, podem aceder aos links das visitas virtuais de diferentes museus como o Palácio Nacional de Queluz, Museu do Dinheiro ou Fundação Calouste Gulbenkian. Do que estão à espera?!

Sugestão final de hoje: se quiserem um livro especialmente dedicado às cidades de Lisboa e do Porto, espreitem este post que escrevi há uns tempos. São dois livros da colecção “Um saltinho a…”, da Oficina do Livro, e que fazem parte do Plano Nacional de Leitura.

 

Feliz Dia Internacional dos Monumentos e Sítios para todos!!!

 

 

Segue-me no Instagram e também no Facebook! E não te esqueças de te juntar ao grupo das Leituras descomplicadas no Facebook!

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *