“Ler é respeitar a história”: O projecto do meu coração continua em 2022!
O que dizer do projecto “Ler é respeitar a história”?! A ideia deste projecto surgiu no início de 2020, em plena pandemia, quando o tempo em casa se tentava aproveitar da melhor forma. Já perdi a conta aos livros que li sobre a Segunda Guerra Mundial e sobre o Holocausto… O “Ler é respeitar a história” pretende promover a leitura sobre estes temas. Esta é uma forma de passar às gerações mais jovens o seu significado, contribuindo para que a História não se repita.
Em 2020, quando falei pela primeira vez neste projecto no blog, escrevi o seguinte:
“Ler é respeitar a história” pretende despertar a consciência de que a compreensão da nossa história europeia é essencial para o nosso presente e para o nosso futuro. Para compreender as relações entre os países. Para relembrar os actos de coragem que ocorreram em tantos países. E, acima de tudo, ganhar a consciência da dimensão humana desta fase da nossa história que queremos que não se repita. A pensar nisso, juntei uma lista de alguns livros sobre o tema para serem o ponto de partida para este projecto.
Quando escrevi isto, não imaginava o que este projecto se iria tornar. Posso chamar-lhe o projecto do meu coração que me tem permitido conhecer tantas pessoas que leem sobre História. Dei-lhe continuidade em 2021, continuando a acreditar que se consegue “fazer a diferença através da leitura“. Este ano, várias dos meses do clube de leitura assinalaram datas ligadas à Segunda Guerra Mundial e ao Holocausto e foi mais um ano de aprendizagens a partir das leituras que fiz.
E como vai ser o “Ler é respeitar a história” em 2022?!
“Ler é respeitar a história”: Que reflexão te podem trazer as leituras sobre a Segunda Guerra Mundial?
Se existe algo que gosto nas minhas leituras é que elas me desafiem e que me façam refletir. Não me importa que sejam livros duros nas histórias relatadas e nas descrições feitas, como acontece em “Os fornos de Hitler”. Uma época da História Mundial como a Segunda Guerra Mundial não pode ser mascarada de pinceladas cor-de-rosa. Apenas se consegue transmitir às gerações futuras que a História não se pode repetir se se tiver a oportunidade de ler livros de não-ficção ou romances históricos que nos façam refletir. Que, acima de tudo, não tentem “dourar a pílula” de todas as atrocidades que se cometeram.
Em 2022, o “Ler é respeitar a história” vai continuar e será um ano especial! O meu projecto do coração vai contar com o apoio especial da Planeta de Livros, uma editora que possui um vasto conjunto de títulos publicados sobre a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto e que nos vai trazer muitas e extraordinárias novidades durante o próximo ano. Esta parceria com o “Ler é respeitar a história” deixa-me particular feliz e mostra-me o quanto vale a pena continuar a imaginar e a criar para quem está desse lado e, tal como eu, é apaixonado por livros!
E como podes a participar neste projecto?! Sempre que fizeres uma publicação em que leias um livro sobre o Holocausto e a Segunda Guerra Mundial, usa a hashtag #lererespeitarahistoria para que eu não perca nenhuma publicação ou partilha tua e possa guardar tudo nos destaques do meu perfil do Instagram. Podes juntar-te ao grupo do Facebook do Clube Leituras descomplicadas e partilhar como está a ser a tua leitura e que outros livros gostarias de ler. E também podes sempre enviar-me um email ou uma mensagem nas redes sociais se precisares de sugestões de leitura para o “Ler é respeitar a história”. Em breve, vou partilhar mais novidades sobre este projecto e não deixes de acompanhar as minhas partilhas nas redes sociais das Leituras descomplicadas.
Leave a Reply