The Happy Gang: Vamos a bons momentos em família?!
The Happy Gang é o nome que tens de decorar se procuras algo de diferente para os mais novos. Esta é uma marca portuguesa recente, carregada de boas energias e aquela good vibe que todos precisamos nos nossos dias. Descobri-a recentemente no Instagram e fiquei rendida às suas flashcards, especialmente pensadas para serem pontos de partida para boas conversas em família. Estão a ver aqueles desbloqueadores de conversa que, por vezes, são necessários com os mais novos?! The Happy Gang tem isso e muito mais!
Porque vale sempre descobrir o que existe para além dos livros e porque gosto sempre de entrevistar pessoas ligadas a projectos para os mais novos, trago hoje uma entrevista aos elementos por detrás de The Happy Gang, a Maria João e o André. Vamos conhecê-los e ao seu projecto?
1. The Happy Gang. Este é um nome carregado de energia positiva e que capta logo a nossa atenção. Para começarmos esta nossa entrevista, o que é o The Happy Gang, como surgiu a ideia de criar este projecto e há quanto tempo existe?
Este é um projeto que já está há muitos anos numa gaveta escondida, estava como que adormecido. Realmente o tempo em casa com os dois anteriores confinamentos deu-nos mais tempo para pensar, estruturar ideias e pôr mãos à obra. O nome surge depois. Queríamos um nome alegre, forte e que transmitisse os valores da marca. Happy porque na verdade gostamos de andar felizes e de ver quem nos rodeia feliz e Gang porque esse é um dos objetivos desta marca, criar “um gang” que se identifica com os nossos valores, ideias e que quer, tal como nós, criar momentos únicos em família. Mas na verdade este gang não fica pela família, o nosso gang são todas as pessoas que acabam por estar ligadas a nós, seja porque experimentaram as nossas cartas, porque ouviram falar do projeto e se identificaram ou pessoas que de alguma forma “tocámos” com os valores que tentamos passar a todos. Acreditamos que conseguimos condensar todos os nossos valores neste nome. Não escondemos que escolhemos um nome em inglês porque também gostaríamos de atravessar fronteiras e ir mais além em breve.
2. Quem são as pessoas que alimentam o The Happy Gang?
Somos dois amigos a desenvolver o projeto, a Maria João e o André. Vimos de áreas completamente diferente, eu comecei há 10 anos na área didática com uma pequena loja de brinquedos didáticos, trabalhei na área da distribuição e foi toda essa experiência que me ajudou a ver a pensar num projeto em todas as vertentes, e o André é da área de marketing, sendo que o seu percurso profissional esteve sempre ligado a empresas multinacionais na área do grande consumo. Pensamos de maneira diferente e isso tem sido fundamental para conseguirmos crescer e criar algo único, somos uma verdadeira equipa! Mas, na verdade vamos contar sempre com a ajuda de outros profissionais para desenvolver diferentes projectos. Nestas cartas trabalhámos com a Psicóloga Rita Castanheira Alves e com a ilustradora Vânia Sacramento, mas gostaríamos de aumentar o portfolio de autores, bem como de ilustradores.
3. Qual o público a que querem chegar com o The Happy Gang? Quais os valores que querem transmitir?
O nosso público são as famílias, em primeiro lugar, porque acreditamos que estas ferramentas poderão fazer toda a diferença nas vivências diárias, mas também os psicólogos e os professores. Acreditamos que a família e o diálogo têm de andar sempre juntos e de mãos dadas, é a partir de momentos únicos que nos podemos conhecer melhor e em equipa trabalhar competências que ainda não temos ou que não estão completamente desenvolvidas. Queremos transmitir que não há pessoas perfeitas, mas que com trabalho todos conseguiremos chegar mais longe.
4. Os vossos jogos de cartas são verdadeiramente cativantes e acho que ninguém consegue ficar indiferente a eles. Como surgiram estas flashcards e de que forma acham que podem promover famílias mais felizes no dia-a-dia?
Ficamos felizes de ouvir esse feedback. O nosso maior objectivo sempre foi encontrar maneiras de promover momentos em família divertidos que promovem a conversa e a discussão. Como pais sabemos que é cada vez mais difícil ter tempo para jogos complexos, com muitas regras e sabemos que muitas vezes até queremos, mas evitamos esses momentos por cansaço. Acreditamos que estas dinâmicas são maneiras simples e rápidas de estar em família, são desbloqueadores de conversa e de partilha que podem promover o autoconhecimento e uma evolução, tanto a nível pessoal como na vida em família e sociedade.
5. Que outros produtos podem ser encontrados no The Happy Gang? E como pode ser adquiridos?
Além das cartas, desenvolvemos uma linha de papelaria muito focada na organização do “gang”: Planeadores de família, organizadores de secretária, cadernos de tarefas, agendas, entre outros. Acreditamos que o planeamento também é um bom tema para trabalhar em família e que terá frutos a medio, longo prazo, facilitando as rotinas familiares. Estamos neste momentos em mais de 80 pontos de venda por todo o país, sempre que nos contactam tentamos redirecionar para um ponto de venda parceiro porque nos preocupamos com o comércio tradicional.
6. Para finalizar, que mensagem gostariam de deixar a todas as pessoas que nos lêem neste Natal?
Gostaríamos que aproveitassem os momentos em família para verdadeiramente viver o espírito de natal partilha de momentos de várias gerações com conversas ao colo e risadas em família. Estes momentos são únicos! Também é uma boa altura para fazer uma revisão ao ano que chega ao fim e ver o que podemos melhorar, definir novos objetivos pessoais e familiares para o ano seguinte. É um bom momento para escutar o outro e partilhar também o que nos vai cá dentro.
Flashcards The Happy Gang
As flashcards The Happy Gang foram desenvolvidas com o apoio da psicóloga Rita Castanheira Alves e as maravilhosas ilustrações da Vânia Sacramento. Incluem dinâmicas direccionadas para o desenvolvimento de competências nos mais pequenos e fomentar o diálogo em família. Existem três – “Os meus superpoderes”, “Afirmações positivas” e “Vamos conversar” – e todas elas incluem um livro com sugestões de dinâmicas para que possam ser melhor utilizadas por toda a família.
- “Os meus superpoderes” destinam-se a crianças a partir dos cinco anos, podendo igualmente ser utilizadas em qualquer idade. As competências seleccionadas para este conjunto de flashcards têm sido identificadas como essenciais para a construção equilibrada do ser humano, promovendo o seu bem-estar e sucesso a diferentes níveis.
- “Afirmações positivas” é um caixa especialmente pensada para crianças a partir dos oito anos, podendo ser igualmente utilizadas em qualquer idade. São 30 cartas com 30 afirmações positivas destinadas a inspirar positivamente e criar motivação para realizar uma tarefa ou desafio, permitindo também desbloquear situações e ajudar no processamento emocional dos acontecimento do dia-a-dia.
- “Vamos conversar” destina-se a pré-adolescentes e adolescentes a partir dos 11 anos, ainda que possa ser utilizado em qualquer idade. Estas flashcards são ilustradas com 30 temas de conversa desafiantes, especialmente pensados para promover a interação, a melhoria das relações interpessoais, o fortalecimento dos laços familiares e o amior conhecimento de todos os elementos da família.
Muito obrigada à Maria João e ao André por terem aceite serem entrevistados para as Leituras descomplicadas e por nos darem a conhecer este vosso projecto tão especial.
Todas as imagens utlizadas neste artigo foram fornecidas pelo The Happy Gang, tendo sido autorizada a sua utilização para o efeito.
Leave a Reply