Dia Nacional da Cultura Científica: Já pensaste em ciência hoje?

dia-nacional-da-cultura-cientifica
Fonte da imagem: https://www.cienciaviva.pt/semanact/2021/

Hoje celebra-se o Dia Nacional da Cultura Científica. Num país em que a Ciência nem sempre é valorizada como deve e se veem partir alguns dos melhores “cérebros”, importa falar de ciência e promover a sua importância junto dos mais novos. Esta é uma efeméride assinalada no nosso país desde 1996, tendo sido escolhido o dia 24 de Novembro por ser o dia do nascimento do Professor Rómulo de Carvalho,  que dedicou a sua vida ao ensino da Física e da Química e à promoção de uma cultura científica apelativa para todos. Mas nem só de ciência foi feita a vida de Rómulo de Carvalho, que também se dedicou à poesia assinando com o nome de António Gedeão.

Costumo dizer que “filho de leitor, leitor será” porque acredito que as crianças aprendem muitos dos seus hábitos pela imitação dos seus pais, as suas principais figuras de referência. E acho que o mesmo pode acontecer com a Ciência… Se fomentarmos nos nossos filhos um contacto com a Ciência, o conhecimento e as diferentes oportunidades de experimentar e de contactar com Ciência, garantidamente serão adultos mais conscientes e mais despertos para a importância da Ciência nos nossos dias. Passeios em família ao Oceanário, ao Dinoparque ou a qualquer um dos Centros Ciência Viva são bons exemplos do que é viver Ciência em família.

Para assinalar este dia, deixo aqui uma lista de livros para os mais novos, em que se promove a comunicação e a cultura científica, acreditando que os livros de não-ficção também devem fazer parte da biblioteca dos mais novos!

 

Dia Nacional da Cultura Científica: Os cinco livros de não-ficção para crianças que não podem faltar em casa

A Ciência vive à nossa volta e não existe melhor forma de a transmitir aos mais novos do que recorrendo a livros divertidos, especialmente pensados para eles. Deixo-te aqui a sugestão de cinco livros de não-ficção para os mais novos que, tenho a certeza, irão abrir caminho para muitas conversas e aprendizagens aí em casa.

  • “Elementar, meu caro Mendeleev”, de Mark Barfield e ilustração de Lauren Humphrey. Um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para a faixa etária dos 9 aos 11 anos. Este livro é um guia divertido e fascinante – repleto de factos brilhantes acerca dos elementos que constituem tudo à nossa volta – os mais novos são convidados a junta-se ao grande detetive científico Sherlock Ohms e, por entre BD’s atómicas e experiências científicas explosivas (e fáceis de realizar), investigar os elementos da Tabela Periódica.
  • “Corpo humano – Livro com lanternas”, de Moira Butterfield e ilustração de Ed Meyer. O que podes encontrar neste livro ludodidáctico para crianças dos 6 aos 10 anos? O teu corpo é mais complexo e muito mais sofisticado do que qualquer computador. Neste livro, descobrirás algumas das funções mais importantes que o teu corpo desempenha. Lê sobre tudo o que de extraordinário se passa dentro de ti e descobre mais de 40 factos incríveis com a ajuda das lanternas mágicas. Este livro está repleto de factos fascinantes! Aprende sobre o cérebro, o coração, os pulmões e muito mais.
  • “Quando as baleias caminhavam”, de Dougal Dixon e ilustração de Hannah Bailey. Este livro é especialmente pensado para crianças dos 6 aos 10 anos e esta é a sua sinopse: É o teu planeta, mas não como o conheces…
    Recua no tempo para descobrires como as cobras tinham pernas para escavar no subsolo. Conhece pássaros gigantes e espantosos e pequenos elefantes que vivam em ilhas. A partir do momento em que a vida se arrastou para fora dos oceanos e para terra, até quando os nossos antepassados primatas desceram das árvores, a história do planeta Terra está cheia de histórias fascinantes. A evolução é incrível!
  • “Quem sou eu”, de Philip Bunting. Um livro para miúdos curiosos dos 6 aos 10 anos, que dá a resposta a todas as perguntas sobre o nosso corpo, o porquê de existirem diferentes tons de pele e tudo aquilo que nos torna diferentes entre iguais.
  • “Micróbios, micróbios e mais micróbios”, de Philip Bunting. Falando-se cada vez mais de vírus e de micróbios, é inevitável que as perguntas sobre eles não sejam feitas pelos mais novos. Pensado para crianças dos 6 aos 10 anos, esta é a sua sinopse: Os micróbios estão em todo o lado. A sério! Até nas tuas pestanas. Blhec! Os micróbios são seres tão minúsculos que só os consegues ver através do microscópio. A maior parte deles são bonzinhos e importantes para a vida e até para o bom funcionamento do teu corpo. Mas há uns que são do pior! Neste livro divertido, vais conhecer os seres microscópicos que andam por aí e aprender a combater aqueles que fazem mal!
    Vamos a isso! As ilustrações coloridas, divertidas e muito rigorosas deste livro vão conquistar os mais novos, explicando conceitos que são abordados na escola. Perfeito para pais e filhos explorarem, de forma clara e descomplicada, temas tão complexos, mas tão importantes nos dias de hoje!

 

Recursos de ciência que te poderão interessar

  • O projecto “Ciência em três minutos”, dinamizado por uma equipa liderada pela Ana do The Non-Conformist Scientist, pretende comunicar ciência de forma clara e acessível a todas as pessoas, mantendo o rigor científico e a actualidade nos temas que são comunicados. A sua forma de comunicação é simples, directa e funciona através de pequenos vídeos sobre ciência com a duração de três minutos. Podes conhecer um pouco mais sobre o projecto na sua página no SAPO Lifestyle e assistir a todos os vídeos que já foram produzidos até à data no canal do Youtube.
  • A Ciência viva tem vindo a promover um conjunto de iniciativas para assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica através da Semana da Ciência e Tecnologia 2021, com actividades de Norte a Sul do país e que podes consultar na totalidade no site do evento deste ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *