À descoberta do espaço: despertar a curiosidade pela ciência

Partir à descoberta do espaço deve ser das coisas que mais fascínio desperta em todas as idades. Os planetas, as estrelas e os cometas fazem parte do nosso imaginário desde cedo. Muitos são os que se sonham tornar-se astronautas, poucos são os que verdadeiramente conseguem. Basta ver a história da Sarita Rebelde cujo maior sonho era tornar-se astronauta. No entanto, isso não significa que não se possa partir à descoberta do espaço e descobrir tudo aquilo que o Universo nos reserva.

Hoje, dia 18 de Novembro, acontece a reabertura do Planetário de Marinha (anteriormente Planetário Clouste Gulbenkian). Uma reabertura há muito esperada e que promete muitas surpresas para quem fizer uma visita ao Planetário e quiser partir à descoberta do espaço. O Planetário reabre com um novo sistema de projeção óptica, que junta o Universarium a um sistema de projecção digital fulldome. O céu é verdadeiramente o limite para quem aceitar embarcar neste voo pelo universo. Vamos a isso?! Enquanto não embarcas neste voo interestelar, ficam aqui algumas sugestões de leitura para descobrires algumas das maravilhas que o Universo encerra!

 

À descoberta do espaço: Sugestões de leitura para todos os gostos!

a-descoberta-do-espaco

Cá em casa livros sobre o espaço não faltam! Hoje partilho contigo alguns dos nossos livros, na certeza que também te irás apaixonar por eles como nós cá em casa.

  • Espreita o universo, de Alex Frith e Lee Cosgrove. Livro ludodidáctico com mais de 70 abas para explorar os segredos do universo, que integra a colecção Educação Literária da Porto Editora e é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura a partir do 2º ano de escolaridade.
  • Marte!, de Stacy McAnulty e ilustração de Stevie Lewis. Livro que explica, de forma clara e acessível, vários aspetos do planeta Marte, incluindo a sua relação com o sistema solar, com informação científica rigorosa e inovadora, sendo contado na 1.ª pessoa: é Marte quem conta a sua história. É um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura e destina-se a crianças entre os seis e os oito anos.
  • Guia para observares o céu estrelado, de Stuart Atkinson e ilustração de Brendan Kearney. O livro ideal para os pequenos apaixonados por estrelas e que queiram descobrir mais sobre as constelações e aquilo que se pode observar numa noite de céu limpo à luz da lua. É um livro que integra as recomendações do Plano Nacional de Leitura para a faixa etária dos nove aos onze anos.
  • Como aqui chegámos?, de Philip Bunting. Este é um livro especial dedicado a explicar a evolução do universo desde o Big Bang até aos dias de hoje. As ilustrações coloridas, divertidas e muito rigorosas deste livro vão conquistar os mais novos, explicando conceitos que são abordados na escola. Perfeito para pais e filhos explorarem, de forma clara e descomplicada, temas tão complexos mas tão importantes nos dias de hoje! É um livro que faz parte das recomendações do Plano Nacional de Leitura para crianças com idades dos seis aos oito anos.
  • Lua!, de Stacy McAnulty e ilustração de Stevie Lewis. Livro que explica, de forma clara e acessível, as origens da Lua, incluindo a evolução no sistema solar, com informação científica rigorosa e inovadora, sendo contada na 1.ª pessoa : é a própria Lua quem conta a sua história. Matéria abordada no ensino, desde o pré-escolar. Um livro especialmente pensado para crianças dos seis aos dez anos.
  • Espreita perguntas e respostas sobre o espaço, de Katie Daynes e ilustração de Peter Donnelly. Um livro com mais de 60 abas com perguntas e curiosidades sobre o espaço, que faz parte das recomendações do Plano Nacional de Leitura para crianças dos seis aos oito anos na área de Ciências e Tecnologia.
  • Stephen Hawking, de Matt Hunt e ilustração de Maria Isabel Sánchez Vegara. O que nos diz a sinopse deste livro? Quando Stephen, ainda pequeno, se deitava no jardim da sua casa a observar as estrelas, não imaginava que as suas teorias sobre o Universo transformariam a forma como vemos o mundo. Nesta coleção, meninos e meninas vão descobrir como pequenos sonhos se transformam em grandes histórias de vida que mudaram o mundo em que vivemos. Um livro especialmente pensado para crianças dos nove aos onze anos.

E porque a lua tem sempre um lugar muito especial no imaginário de todos nós, duas sugestões de histórias que têm a lua como personagem principal:

  • O duende que caiu da lua, de Rita Mira e ilustração de Carla Nazareth. A sinopse deste livro diz-nos o seguinte: O Tomás é um rapaz curioso, destemido e fascinado pelo espaço, cujo maior sonho é ser astronauta. Quando, certa noite, o duende Katan lhe entra pela janela do quarto, fica espantado com a sua história e decide de imediato ajudá-lo. Porém, cedo percebe que não é nada fácil levar o duende de volta a casa que fica… na Lua! Será que o Tomás vai conseguir que o Katan regresse para junto da família? A imaginação, a determinação e a amizade do Tomás serão postas à prova numa missão com um final pouco provável. Mas ele agora já sabe que as coisas improváveis podem acontecer. É um livro especialmente dedicado a crianças dos seis aos dez anos e podes conhecer melhor a autora deste livro nesta entrevista que publiquei no blog.
  • Fonchito e a lua, de Mario Vargas Llosa e ilustração de Marta Chicote Juiz. A sua sinopse mostra o quanto este é um livro especial: A história de Fonchito, um menino que está a descobrir como bate o coração com o primeiro amor, vai mostrar-te que não há impossíveis quando gostas muito de alguém. Mesmo que essa pessoa te peça… a Lua. Fonchito morria de vontade de beijar o rosto de Nereida, a menina mais bonita da turma. Um dia, durante o recreio, atreveu-se a sentar-se ao lado dela, enquanto os colegas jogavam à bola. Sem que eles ouvissem, perguntou-lhe: – Gostava tanto de te dar um beijo… Posso? Um livro de contos e fábulas infantis para crianças até aos seis anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *