Clube de leitura Leituras descomplicadas: Vamos a um ano cheio de leituras?

clube-de-leitura-leituras-descomplicadas

O prazer da leitura une as pessoas, faz vibrar em torno das histórias e cria assunto de conversa. Um clube de leitura é expoente máximo dessas sinergias. Um livro, um grupo de pessoas e um denominador comum: o amor pelos livros. Como sabes, um dos principais motivos que me fez criar o meu bookstagram foi partilhar o meu vício livrólico. Este espaço é o reflexo do meu amor pelos livros infantis e por leituras sobre a Segunda Guerra Mundial.

Em 2020, criei o meu primeiro projecto de leitura. “Ler é respeitar a história” é o projecto para quem gosta de ler sobre história, gosta de livros de não-ficção e quer aprender mais. Como escrevi algures este ano:

“Ler é respeitar a história” pretende despertar a consciência de que a compreensão da nossa história europeia é essencial para o nosso presente e para o nosso futuro. Para compreender as relações entre os países. Para relembrar os actos de coragem que ocorreram em tantos países. E, acima de tudo, ganhar a consciência da dimensão humana desta fase da nossa história que queremos que não se repita.

Este projecto tem-me permitido conhecer muitas pessoas que gostam de ler sobre este tema. Tem-me permitido refletir muito sobre a condição humana e sobre o impacto do passado no presente. Se espreitares a hashtag #lererespeitarahistoria no meu bookstagram, encontrarás muitas sugestões de leitura. Livros intensos, relatos de sobreviventes e histórias a que é impossível ficar indiferente…

 

Clube de leitura: E como vai ser 2021?

O próximo ano vai ver nascer o Clube de Leitura das Leituras descomplicadas! Este clube de leitura vai ter livro do mês, muitas surpresas, convidados e partilha de boas leituras. O mote é celebrar uma efeméride de cada mês de 2021. Todos os dias se assinalam aniversários, datas importantes ou acontecimentos que devemos recordar. A importância de refletir sobre estas efemérides é clara: unir a leitura e a compreensão da história e da realidade em que vivemos.

O projecto “Ler é respeitar a história” vai continuar em 2021. Vai estar ligado ao clube de leitura e prometo trazer-te novas leituras sobre o Holocausto e a Segunda Guerra Mundial. E vou desafiar-te a dizeres o que achas delas… Afinal, um clube de leitura faz-se de conversas entre as pessoas que fazem parte dele, não é?

Como vais poder ficar a saber tudo sobre este clube de leitura? Seja no meu bookstagram ou na página do Facebook, irei partilhar o livro do mês, curiosidades sobre a efeméride escolhida e muitas outras coisas. Todas semanas, irei também divulgar uma newsletter com muitas sugestões, dicas e leituras que tenho a certeza que irás gostar. Os primeiros três meses já estão planeados e estou ansiosa por partilhar tudo contigo. Os três primeiros livros do mês estão escolhidos e mal posso esperar para te mostrar as suas capas e relação com as efemérides de cada vez… Aguentas a curiosidade?!

 

A ti que, desde 2019, estás desse lado a apoiar o meu projecto… Muito obrigada! É por ti e pelos miúdos que estão desse lado que procuro trazer novos livros, novos autores e pensar de forma diferente a leitura em Portugal. Os números da leitura não os melhores em Portugal mas está nas nossas mãos mudar isso. E todos os dias tento dar o meu contributo para que se possa mudar um pouquinho esta realidade. E já sabes: sempre que quiseres falar comigo, estou à distância de um e-mail ou de uma mensagem. Conto contigo para o novo ano das Leituras descomplicadas?!

Comments 10

  1. Estou muito curiosa. Será que o livro Janeiro está relacionado com o dia internacional em memória das vítimas do Holocausto? 🙂

    1. Tão bom receber este feedback! É muito importante para mim saber que estás curiosa e que, acima de tudo, estás a gostar das novidades que estou a preparar para 2021 🙂

      1. Estou muito curiosa com este projecto! Vou acompanhar fielmente. Ainda por cima vou poder ler imenso em 2021 porque já terei a tese terminada 🙏🤗.

        1. Como te entendo quanto à parte da tese terminada… O meus dois últimos meses foram dedicados à preparação da defesa da tese e soube tão bem quando terminou e consegui passar a ter mais tempo para mim e para as minhas leituras 🙂 Fico muito contente por receber um feedback tão positivo teu e espero ver muitas das tuas partilhas no clube de leitura em 2021 🙂 Bjs e força para a fase final da tese 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *