Dia do Autor Português: Um dia comemorado com os mais novos

O Dia do Autor Português assinala aquilo que de melhor se escreve em português. Celebra Eça, Vergílio Ferreira e Júlio Dinis. Celebra Almada, Marquesa de Alorna e Pessoa. Celebra Bocage, Jaime Cortesão e Camilo. Celebra Garret, Almada Negreiros e Vitorino Nemésio. Mas este Dia do Autor Português celebra também Luísa Ducla Soares, Isabel Stillwell e Rodrigo Guedes de Carvalho. Celebra Nuno Nepomuceno, Lobo Antunes e Helena Sacadura Cabral. Celebra Maria Inês Almeida, Inês Pedrosa e Pedro Chagas Ferreira.
Muitas vezes, parecemos portugueses de costas voltadas para a nossa escrita. Ansiamos pelas novidades de autores estrangeiros como, na maior parte dos casos, não fazemos com as novidades daqueles que são mais nossos. Os autores portugueses escrevem muito bem, produzem obras fantásticas e devem sempre fazer parte das nossas leituras. E também das dos nossos filhos. Não podemos deixar que as suas leituras de autores portugueses se restrinjam às que a escola recomenda. É nosso dever, como país, mostrarmos o que de mais belo se escreve por portugueses. Para que estes pequenos leitores do futuro sintam os autores portugueses no seu coração.
Dia do Autor Português: O que sugerir aos mais novos?
Nas listas de leitura das escolas, não faltam sugestões de leitura de autores portugueses. Felizmente, o trabalho desenvolvido pelos professores da disciplina de Português, juntamente com o Ministério da Educação e o Plano Nacional de Leitura, introduz autores portugueses nas leituras da disciplina. Mas todos os pais podem também ajudar. A oferta de leitura é cada vez maior, as bibliotecas possuem programas bastante interessantes e não podemos arranjar desculpas para não proporcionarmos o contacto com os autores portugueses.
Para vos ajudar nessa importante tarefa, aqui ficam algumas sugestões de leitura de autores portugueses que, aposto, os mais pequenos irão adorar! Todas estas sugestões fazem parte do Plano Nacional de Leitura.
Dos 3 aos 5 anos
Sementes de música para bebés e crianças, de Paulo Ferreira Rodrigues e Ana Maria Ferrão
O menino que não gostava de sopa, de Cidália Fernandes
O dia em que o mar desapareceu, de José Fanha
Dos 6 aos 8 anos/1º ano
O coelhinho branco, de António Torrado
A girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa
Mais lengalengas, de Luísa Ducla Soares
O livro da Tila, de Matilde Rosa Araújo
Aquela nuvem e outras, de Eugénio de Andrade
Dos 9 aos 11 anos/2º e 3º ano
Ulisses, de Maria Alberta Menéres
A vida mágica da sementinha, de Alves Redol
A fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen
Poemas da mentira e da verdade, de Luísa Ducla Soares
As fadas verdes, de Matilde Rosa Araújo
Queres ouvir? Eu conto, de Irene Lisboa
O elefante cor-de-rosa, de Luísa Dacosta
Estranhões e Bizarrocos, de José Eduardo Agualusa
Seleção de contos populares portugueses, de Adolfo Coelho
Espero que tenham gostado destas sugestões de leitura para os mais novos e que celebrem este Dia do Autor Português da melhor forma: a ler!
"A bibliotecária": Livros infantis e amores proibidos no pós-guerra - Leituras descomplicadas
[…] desde cedo. Não podemos deixar que as suas leituras sejam apenas aquelas recomendadas na escola. Existe muito mais mundo de leitura do que esse! E foi esse o desafio de Sylvia Blackwell ao aceitar ser “A Bibliotecária” de East […]