Livro infanto-juvenil

Dia Mundial da Língua Portuguesa: Vamos criar pequenos leitores?

dia-mundial-da-lingua-portuguesa

Amanhã assinala-se, pela primeira vez, o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Oficializado, em 2019, pela Unesco, este dia pretende colocar a língua portuguesa num lugar de destaque. Numa era digital, em que somos inundados por várias línguas globais, nem sempre nos lembramos do papel do português. Sendo uma das línguas mais faladas do hemisfério sul, a língua de Camões cresce em número de falantes. Todo este valor agregado, a UNESCO oficializou a proposta apresentada pelos países da Comunidade Portuguesa de Língua Portuguesa e 5 de Maio irá falar para sempre português.

Ao contrário do esperado, este primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa não pode ser festejado com a agenda inicialmente prevista. Quis o COVID19 que este dia passasse para o domínio online e a Câmara Municipal de Lisboa não deixa de assinalar a data. O Festival Internacional de Lisboa 5L apenas poderá acontecer fisicamente em 2021, mas online já existe o site lisboa5l.pt. Neste site, está toda a informação sobre esta iniciativa e qual agenda para o dia de amanhã que podem consultar neste link. E sabem de quem não nos podemos esquecer neste dia? Dos pequenos futuros leitores. Dos que ainda gatinham, dos que estão no pré-escolar e daqueles que já tratam os livros por tu.

Acredito que filho de leitor, leitor será. Sabemos bem que as crianças aprendem e muito por imitação… Acho que os hábitos de leitura nas crianças podem fazer toda a diferença no seu futuro. Mas também sabemos que a oferta do que eles podem ser é cada vez maior e nem sempre os livros surgem na primeira fila. Mas sabem que podemos tornar o seu caminho de relação com a leitura e os livros um pouco mais fácil? Vamos conhecer algumas dicas que acho essenciais para promover os hábitos de leitura nos mais novos.

 

Dia Mundial da Língua Portuguesa: De pequenino é que se traça o rumo!

Pensem em vocês… Para lerem do que precisam? Um lugar confortável, em que se possam sentar de forma relaxada e confortável. Livros sempre à mão? Também… Para que todo o processa seja fácil, ninguém quer os seus livros preferidos no topo da estante, certo? E agora… Já pensaram como se sentiriam se vos obrigassem a ler? Se vos estivessem sempre a dizer: “Vem para junto de mim e lê”? Pois… Acredito que a última coisa que iriam querer era ler.

Isto tudo acontece com as crianças. Para que se possam tornar pequenos leitores, é preciso que exista todo um ambiente que proporcione uma bora relação de descoberta com os livros e que os faça, sempre, ter vontade de pegar nos seus livros preferidos. Permitam que as crianças explorem, levem-nos às livrarias para escolherem os seus livros e leiam. Com eles e junto deles. Acreditem que irá fazer toda a diferença no seu processo de formação na leitura. E porque o que queremos é ter estas dicas acessíveis de forma fácil, preparei esta infografia para colocar na porta do vosso frigorífico. E nunca se esqueçam… Filho de leitor, leitor será! Não se esqueçam de espreitar o site do Plano Nacional de Leitura. Tem sempre muita informação sobre a promoção de hábitos de leitura nos mais novos.

E tu? Quais são as dicas que utilizas para promoveres bons hábitos de leitura nos teus filhos? Partilha tudo comigo nos comentários. Quero saber como são os pequenos leitores desse lado!

dia-mundial-da-lingua-portuguesa

 

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *