Book reviews

“Leve para sempre”: Mudar rotinas por nós!

leve-para-sempre

Quem nunca sentiu a necessidade de se sentir “leve para sempre”?! Notícias como saber que Portugal é o quarto país da OCDE com população mais obesa (68% da população acima dos 15 anos tem excesso de peso), não nos deixa tranquilos… Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, cerca de um milhão de portugueses adultos sofre de obesidade. 5,9 milhões de portugueses tem excesso de peso, segundo o Retrato da Saúde 2018. E quando olhamos para os mais novos, o cenário também não é animador… Apesar de termos atingido a meta que a Organização Mundial de Saúde define, ainda temos quase 30% das crianças portuguesas com excesso de peso e somos um dos cinco países com adolescentes mais obesos da Europa.

É por isso que integrar um nutricionista no leque de profissionais de saúde que consultamos como rotina deve ser algo que devemos ter em atenção. Claro que não existem fórmulas milagrosas… Nem tão pouco se mantém um peso saudável, aquela sensação “leve para sempre” sem apostar nos melhores alimentos, de produção local e o menos processados possível. Mas “Leve para sempre” (link WOOK, link Bertrand), o mais recente livro da nutricionista Sandra Ribeiro editado pela Coolbooks, é muito mais do que mudar a nossa dieta. Vamos conhecer um pouco melhor este livro?

 

“Leve para sempre”: Apenas o conseguiremos pela alimentação?!

Este é o grande desafio que Sandra Ribeiro nos lança no seu livro. A maioria de nós já passou por experimentar dietas loucas e acreditar que iria perder peso em duas ou três semanas. As redes sociais, as marcas de roupa fast fashion e a sociedade colocam sobre nós uma pressão enorme. Temos de ser magros. Mas a que custo?! E será isso sinónimo de deixarmos de comer refeições saborosas e que nos deem aquele conforto?! Nada disso… O caminho passa por uma mudança mais profunda, revendo os nossos hábitos, e quebrando a dependência dos números que a balança nos dá.

Um dos pontos mais positivos que gostei ao ler o livro “Leve para sempre” foi a linguagem simples e descomplicada da Sandra. Parecia mesmo que estava a ter uma conversa com ela. Claro que a leitura de um livro não substitui o acompanhamento por um profissional. Mas isso não significa que não possa dar-nos boas pistas sobre ferramentas e mudanças que podemos fazer no nosso dia-a-dia. E é isso que encontramos em “Leve para sempre”. A abordagem deste livro é muito mais completa do que uma mudança alimentar. Para que uma mudança tenha efeito sobre nós, deve ser sustentável e não olharmos para ela como uma obrigação… Tem de ser algo que a nossa mente reconheça como natural, que não afecte a química do nosso organismo. Acima de tudo, mudanças que nos façam sentir “leve para sempre” implicam que mente e corpo se encontram num único ponto: o da sustentabilidade e o da paixão pela alimentação saudável.

 

“Leve para sempre”: mais que um livro, um modo de vida

Sandra Ribeiro proporciona-nos uma experiência que vai muito para além da leitura deste livro. Existe uma comunidade Leve para sempre, focada na positividade de partilha de experiências. O livro tem também material complementar como receitas de saladas frescas, planeamento semanal de ementas e listas de compras. Quem nunca se esqueceu da lista de compras e acabou por trazer do supermercado aquilo que não queria?! Um livro que nos traz mais do que as páginas que lemos é algo de que gosto bastante. A experiência de ler “Leve para sempre” convida a uma reflexão pessoal, a um maior foco e pode ser bem aquilo de que precisamos para construir um caminho diferente. E numa altura em que todos estamos em casa e que o frigorífico exerce uma atração enorme sobre nós… O que estás a fazer hoje para te sentires “Leve para sempre”?

 

 

Segue-me no Instagram e também no Facebook! E não te esqueças de te juntar ao grupo das Leituras descomplicadas no Facebook!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *