Book blogging

Perguntas de bolso: O outro lado de quem escreve aqui

perguntas-de-bolsoSabem aquelas perguntas de bolso que servem de trigger para uma boa conversa?! Pois bem… Hoje trago-vos as minhas respostas às perguntas de bolso da Andreia, do blog As gavetas da minha casa encantada. Temos em comum a paixão pelos livros e pela Pão de Forma e um coração ligado ao Porto. Das coisas que mais gosto neste blog, o grupo no Facebook e o bookstagram Leituras descomplicadas é a proximidade (ainda que pelas redes sociais) criada com que me segue desse lado. Ter um projecto, qualquer que ele seja, sem interagir com quem nos segue não faz sentido nenhum! Por isso, assim que recebi o desafio da Andreia para “festejarmos” o Dia Mundial do Livro de forma especial, aceitei de imediato. Sobre este dia, espreitem o artigo do blog que escrevi em 2019 sobre este dia.

Perguntas de bolso todos temos… Aquelas pequenas curiosidades que lançamos numa conversa, que quebram o gelo e que nos permitem conhecer melhor quem está do lado de lado. À distância de um clique, a Andreia lançou-me sete perguntas de bolso, cujas respostas partilho convosco. Espero que as respostas demonstrem bem a minha paixão pelos livros e o quanto não posso imaginar a minha vida sem eles. Tirem um café, puxem uma cadeira e acompanhem-nos nesta conversa em torno de sete perguntas de bolso…

 

 1. Para acompanhar a leitura…

A resposta é fácil. Um café acabado de tirar ou um chá bem quente. Não sei explicar porquê mas ler, para mim, combina bem com bebidas que nos aquecem o coração e alma… Por isso, só poderia mesmo responder café ou chá!

 

2. Sublinhar livros?

No início da licenciatura, ainda sublinhei alguns livros da faculdade… Dos que leio por hobby, nunca! Por isso, a resposta é não! Sou aquela que tem os livros totalmente impecáveis, sem sublinhados nem páginas dobradas. São pequenos pedaços sagrados de sonhos e de viagens literárias para mim. 

 

3. Uma personagem para tomar um café?

Bem… Acho que essa é uma pergunta difícil de responder mas… Sendo eu uma potterhead… E porque no mundo da magia, tudo é possível… Acho que gostaria de tomar um café com a Hermione Granger e com Severus Snape. A Hermione, pela miúda cheia de garra que sempre foi ao longo de toda a história. Severus Snape, porque acaba por ser uma das minhas personagens preferidas do universo Harry Potter. O seu manto negro, as suas reacções em relação a Harry mostram uma dimensão psicológica que valeria a pena explorar numa conversa com um café.

 

4. Team marcador de livro ou qualquer coisa serve para marcar a página?

Team marcador de livro, sem dúvida!

 

5. Um livro para reler?

Vou regressar ao universo Harry Potter… O livro “As lições de vida de Harry Potter” são um livro que vale a pena reler várias vezes e em diferentes momentos das nossas vidas. Já escrevi sobre ele aqui no blog, quando o li a primeira vez. Olharmos os diferentes feitiços e personagens de Harry Potter aos olhos das lições que daí podemos retirar para nós… Acho que acaba por ser um bom exercício de evolução pessoal e que recomendo a todos. Potterheads ou não!

 

6. Um livro que vos acompanha da infância?

Ocorrem-me dois. O clássico “O principezinho”, livro de reflexão e de celebração maior da amizade. Devemos ler e reler clássicos que nos transmitam bons ensinamentos e que nos convidem a reflectir sobre a vida e o nosso percurso. E acho ser essa a grande dádiva deste livro. Depois, “Uma aventura no Palácio da Pena”, uma das minhas sugestões para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Sempre fui muito fã da série “Uma aventura” e este é, sem dúvida, o meu livro preferido. E porquê? Porque adoro Sintra e o exotismo do Palácio da Pena torna-o um dos meus monumentos preferidos para visitar. 

 

7. Na mesa de cabeceira tenho…

Sempre um livro, um creme das mãos e os óculos!

 

E aqui ficam as minhas respostas ao desafio das perguntas de bolso da Andreia, a dona das gavetas de uma casa encantada. Espero que tenham gostado. À Andreia, agradeço o desafio e por ser uma inspiração com a sua escrita, a serenidade que transmite e o espírito viajante a bordo de uma Pão de Forma!

 

 

Segue-me no Instagram e também no Facebook! E não te esqueças de te juntar ao grupo das Leituras descomplicadas no Facebook!

4 Comments

  • Andreia Morais

    Nas redes sociais, por exemplo, sou um bocadinho mais desligada. Mas no blogue faço por visitar aqueles que sigo todos os dias, porque adoro a partilha que estabelecemos, já para não falar que crescemos imenso com os pontos de vista dos outros e com as várias abordagens de publicação que assumem. É maravilhoso *-*

    Muito obrigada, de coração, por teres aceitado o desafio!

    Revi-me em grande parte das tuas respostas. E também não me importaria nada de tomar um café com a Hermione ou com o Snap 😀
    Quero muito ler «As Lições de Vida de Harry Potter»!

    O Principezinho, passe o tempo que passar, há-de ser sempre o meu livro de eleição <3

    Que palavras tão boas! Assim fico sem jeito *-*

    • SandraCC

      Tal e qual como eu! É sempre bom “visitarmos” aquelas pessoas que gostamos de ler e com quem temos gostos em comum. E este mundo da leitura permite exactamente isso 🙂 Obrigada por me teres lançado este desafio, acho muito importante haver maior partilha entre a comunidade de bookstagrammers portugueses e esta foi, sem dúvida, uma óptima forma de nos ficarmos a conhecer um pouco melhor e podermos todos festejar o Dia Mundial do Livro 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *