“O duende que caiu da lua”: o mundo de Katan e Tomás

o-duende-que-caiu-da-lua

Imaginem que, um dia, estavam a dormir no vosso quarto e um duende que caiu da lua vos batia à janela? Acreditavam nisto? Pois, o Tomás, personagem do livro “O duende que caiu da Lua”, também não queria acreditar nisto… Teve de se beliscar e tudo para crer que Katan estava mesmo ali, debaixo da sua janela, e a precisar da sua ajuda!! E este é o início da história nascida da imaginação mágica de Rita Mira, apaixonada pela ilustração e escrita para os mais novos, lançada em 2019 pela Editora Fábula (chancela da 20|20 Editora).

Quando lemos um livro, fica sempre um espaço um pouco vazio… Aquele espaço que seria preenchido por compreendermos um pouco melhor como nasceu a história que acabámos de ler. Um espaço preenchido por conhecer um pouco melhor o autor que dedicou o seu tempo a escrever as palavras com que abrimos o mundo mágico dos sonhos e da hora de dormir aos nossos filhos. A pensar nisso, desafiei a Rita Mira, autora do livro “O duende que caiu da Lua”, a partilhar um pouco de si e dos detalhes que a levaram a criar Tomás e Katan. Vamos conhecê-los?

 

Antes de falarmos do seu livro, pode contar-nos um pouco sobre quem é a Rita Mira e como surgiu a sua ideia de escrever “O duende que caiu da lua”?

Tenho 44 anos, 2 filhas e um gato! Apesar de ter feito toda a minha carreira profissional na área de marketing e publicidade – onde ainda permaneço – o gosto pela leitura e pela escrita surgiu mais tarde. Tinha, desde então, o sonho de poder ter um livro publicado e foi este sonho que me fez manter o foco e passar das intenções à acção.
Uma noite, daquelas de lua cheia, estava à janela da sala a contemplar a sua beleza e o seu brilho e uma pergunta surgiu na minha cabeça “O que dá luz à lua?”. De imediato fiquei curiosa com a minha própria pergunta e a minha mente começou a pensar em diferentes respostas. Pareceu-me, então, que podia dar uma boa ideia para um texto infantil explorar este tema.

 

Qual foi a sua inspiração para criar as personagens do Tomás e do Katan?

A primeira personagem que criei foi o Katan – o duende. Quando começei a pensar que na Lua podiam haver habitantes, tive várias ideias diferentes dos seres que podiam lá estar – desde extraterrestres a seres humanos como nós. No entanto, queria que este “habitante da lua” fosse um misto entre o fantástico e o humano, que fosse carinhoso, expressivo e tivesse sentimentos. Rapidamente me surgiu a ideia de ser um duende. Já o Tomás, surgiu como o contraponto do Katan. Um menino normal, que vive uma vida normal, que tem as rotinas normais de qualquer criança e que, de repente, se vê confrontado com uma situação peculiar do lado de fora do seu quarto.

 

Gostei muito da descrição do quarto do Tomás. É um “quarto azul estrelado” que seria o sonho de qualquer criança. Será a descrição e a ilustração deste quarto um incentivo dos mais novos a interessarem-se pelas ciências e pelo conhecimento do universo?

Quando começei a desenvolver a personagem do Tomás fez-me todo o sentido ele ser um apaixonado pelo espaço, até porque ele iria ter um feliz encontro com uma “criatura” diferente vinda de lá. A criação do ambiente do quarto do Tomás foi, para mim, uma consequência lógica desta paixão, uma vez que as crianças gostam de estar rodeadas das suas coisas preferidas. À medida que fui desenvolvendo o texto, apercebi-me que podia trazer informação relevante para o pequeno leitor sobre o tema do espaço e decidi explorar este tema, partilhando conteúdos de forma subtil e tentando fazer com que o seu interesse pelo tema fosse maior.

 

O Katan é um duende da lua a quem os amigos chamam desajeitado. Como o próprio Tomás lhe diz na história, foi por causa de ser desajeitado que caiu na Terra. No entanto, Katan não deixa de acreditar que vai ser possível regressar a casa e não falhar com o seu compromisso tão importante de ser duende da lua. Com isto, queria passar a mensagem a todas as crianças para que acreditem sempre que é possível conseguirem o que sonham?

Quando contamos uma história é, por vezes, difícil, fazer passar uma mensagem sem a dizer de forma literal. Muitas vezes temos de nos socorrer de situações, conflitos, acções para demonstrar o que queremos dizer e a nossa mensagem ser apreendida de forma muito natural. O Katan é um duende com um enorme sentido de responsabilidade e ele sabia que estava em falta com a Lua e o seu trabalho, se continuasse a viver na Terra. Por isso, acreditar que seria possível resolver a situação era a única hipótese e agir, para conseguir concretizar o seu objectivo de regressar.

 

Achei muito curioso ter um mini-capítulo dedicado a falar das saudades. É aquele sentimento um pouco português e difícil de explicar em outras línguas. Acha importa explicarmos às crianças o que é saudade e ajudá-las a compreender esse sentimento e as emoções associadas a ter saudades, como a tristeza?

A saudade é um sentimento mágico e muito intenso mas muito difícil de verbalizar. E foi um desafio que me coloquei ao tentar explicar, numa forma simples e que as crianças pudessem entender, o que significa. Acho mesmo que foi a parte do texto que re-escrevi mais vezes, pois achava sempre que não estava exactamente como pretendia. É muito importante que as crianças percebam e vivam todo o tipo de sentimentos: saudade, amor, tristeza, raiva, alegria, conquista, perda… E que sejam capazes de falar sobre eles todos e não apenas nos positivos e que nos fazem bem. Estes sentimentos fazem-nos crescer e moldam a nossa personalidade.

 

A história de “O duende que caiu na lua” termina com o sinal da amizade entre o Tomás e o Katan e o sentimento de “um amigo para a vida toda”. Qual a principal mensagem que queria transmitir aos mais novos com esta parte da história?

Há um ditado antigo que diz “Longe da vista, longe do coração” e eu não podia discordar mais com ele. A distância não deve, nem pode, ser um impeditivo à amizade, ao amor, à partilha, à presença. Fico feliz se apenas uma criança que leia este livro sinta saudade e vontade de falar com alguém que já não vê há algum tempo. Que perceba que, apesar da distância, as pessoas importantes estarão sempre lá. E hoje é dia é tão fácil mantermos o contacto – nem que para isso seja necessário usar a imaginação, como fez o Katan ao criar o “sinal da amizade”.

 

Para finalizar, qual a sua grande mensagem para pais, cuidadores e professores que possam contar a história de “O duende que caiu da lua” aos mais novos? Como gostaria que eles contassem esta história às crianças?

Este livro tem várias mensagens que vão sendo passadas: o aceitar o desconhecido e o diferente de mente aberta, o ser perseverante para alcançar os sonhos e objectivos, a importância da promessa e da confiança no outro, o ser autónomo na resolução de problemas, a importância de compreender alguns dos nossos sentimentos, o poder da amizade. No final, gostava que quem lesse o livro sentisse um sorriso na alma. Que olhassem para a lua e a vissem de outra forma e que acreditassem, mesmo, que os duendes existem por lá! 😊

Como sugestão de leitura, proponho que à medida que vão contado a história, vão fazendo perguntas, como:

  • Consegues dizer-me algumas diferenças físicas entre duende e um menino como nós?
  • O Tomás queria muito ser astronauta. E tu? Qual o teu sonho?
  • Qual a importância de uma promessa que fizeram a um amigo?
  • Acham que a 1ª solução da lista do Tomás funcionou? Porquê?
  • E a 2ª? Parece ser uma ideia tão boa.
  • Se fosses o Tomás, qual a 3ª solução que podias ter para enviar o Katan de volta para a lua? Basta usares a tua imaginação.
  • Tens saudades de alguém? Ou de alguma coisa?
  • Achas que o Katan devia ficar a viver na casa do Tomás? E o Tomás ir viver com o duende para a Lua?

O importante é que tenham um momento de diversão e interacção.

Boas leituras!

 

Muito obrigada, Rita, por ter aceite o convite para esta entrevista. Tenho a certeza de que “O duende que caiu da Lua” irá ganhar ainda mais fãs junto de miúdos e graúdos!

 

Sobre “O duende que caiu da Lua”Editora Fábula | Autora: Rita Mira, Ilustrações: Carla Nazareth | Idioma: Português | Encadernação: capa dura |! Classificação temática: Livro infantil; contos, fábulas e narrativas; Infantil (6 a 10 anos)

You Might Also Like

2 Comments

  1. The Happy Gang: Vamos a bons momentos em família?! - Leituras descomplicadas

    […] vale sempre descobrir o que existe para além dos livros e porque gosto sempre de entrevistar pessoas ligadas a projectos para os mais novos, trago hoje uma entrevista aos elementos por detrás de The Happy Gang, a Maria João e o André. […]

  2. À descoberta do espaço: despertar a curiosidade pela ciência - Leituras descomplicadas

    […] O duende que caiu da lua, de Rita Mira e ilustração de Carla Nazareth. A sinopse deste livro diz-nos o seguinte: O Tomás é um rapaz curioso, destemido e fascinado pelo espaço, cujo maior sonho é ser astronauta. Quando, certa noite, o duende Katan lhe entra pela janela do quarto, fica espantado com a sua história e decide de imediato ajudá-lo. Porém, cedo percebe que não é nada fácil levar o duende de volta a casa que fica… na Lua! Será que o Tomás vai conseguir que o Katan regresse para junto da família? A imaginação, a determinação e a amizade do Tomás serão postas à prova numa missão com um final pouco provável. Mas ele agora já sabe que as coisas improváveis podem acontecer. É um livro especialmente dedicado a crianças dos seis aos dez anos e podes conhecer melhor a autora deste livro nesta entrevista que publiquei no blog. […]

Leave a Reply

Utilizamos cookies para personalizar o conteúdo disponibilizado e os anúncios, para fornecer funcionalidades nas redes sociais e para analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações sobre a sua utilização do nosso site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e Google Analytics. View more
Cookies settings
Aceitar
Recusar
Privacy & Cookie policy
Privacy & Cookies policy
Cookie name Active

Política de privacidade para Leituras descomplicadas

As informações pessoais recolhidas através de formulários de contacto, caixas de comentários, passatempos ou subscrições são utilizadas pelas LEITURAS DESCOMPLICADAS para nos ajudar a melhorar a sua visita ao nosso site, tornando-a o mais produtiva e agradável possível. Todos os aspectos relacionados com a garantia da confidencialidade dos dados pessoais dos utilizadores do nosso site são muito importantes para as LEITURAS DESCOMPLICADAS.
O uso das LEITTURAS DESCOMPLICADAS pressupõe a aceitação desta política de privacidade, reservando-se a equipa das LEITURAS DESCOMPLICADAS de alterar este acordo sem aviso prévio.
 

Quem somos?

O endereço do nosso site é https://www. leiturasdescomplicadas.pt. LEITURAS DESCOMPLICADAS é um blog literário dedicado à partilha de sugestões de leitura para miúdos e graúdos. Esta partilha ocorre através de artigos de opinião sobre livros, destaques de novidades editoriais, entrevistas a autores, clube e projectos de leitura, entre outras iniciativas.  

Dados recolhidos

Formulário de registo no website - quando um utilizador se regista em https://www.leiturasdescomplicadas.pt, seja pelo preenchimento de formulário ou através de login com a sua conta de Facebook, Google ou Linkedin, são recolhidos dados pessoais como nome, email, localização, entre outros. Formulários de contactos ou comentários - quando um utilizador preenche um formulário de contacto ou deixa um comentário no nosso site, são recolhidos os dados exibidos no formulário e também o endereço de IP do visitante. Passatempos - quando é realizado um passatempo é solicitado o preenchimento de um formulário com dados do utilizador, como nome, email, nomes de utilizador de redes sociais, localização, entre outros. Cookies - Os cookies são curtos ficheiros de texto com informações relevantes que o seu browser processa, quando um site é visitado por um utilizador. Utilizamos cookies para armazenar informação, tais como as suas preferências pessoais, quando visita o https://www.leiturasdescomplicadas.pt. A colocação de cookies ajuda o site a reconhecer o dispositivo (tablet, desktop, mobile, etc) do utilizador sempre que nos visita. Os cookies retêm apenas informação relacionada com as suas preferências, não revelando dados pessoais.
  • Quando deixa um comentário no nosso site, pode optar por guardar o seu nome, endereço de email e site nos cookies. Isto é para sua conveniência para não ter de preencher novamente os seus dados quando deixar outro comentário. Estes cookies durarão um ano.
  • Se visitar a página de início de sessão, será configurado um cookie temporário para determinar se o seu navegador aceita cookies. Este cookie não contém dados pessoais e será eliminado ao fechar o seu navegador.
  • Ao iniciar a sessão, serão configurados alguns cookies para guardar a sua informação de sessão e as suas escolhas de visualização de ecrã. Os cookies de início de sessão duram um ano. Se seleccionar "Lembrar-me", a sua sessão irá persistir durante duas semanas. Ao terminar a sessão, os cookies de inicio de sessão serão removidos.
Google Analytics - Usamos o Google Analytics para registrar informações sobre as páginas que um utilizador viu, por exemplo, o URL da página, a hora do dia, o dispositivo usado, etc. As informações que coletamos são anonimizadas e enviadas ao Google Analytics para análise. O Google Analytics usa principalmente cookies primários para informar sobre as interações dos visitantes neste site. Os utilizadores podem desativar os cookies ou excluir qualquer cookie individual. O Google Analytics também coleta endereços IP para fornecer e proteger a segurança do serviço e para dar aos proprietários de websites uma noção de que país, estado ou cidade do mundo os utilizadores são provenientes (também conhecido como “geolocalização por IP” ). Os dados do Google Analytics são retidos por 38 meses.
 

Porque está a receber emails nossos?

Ao registar-se no nosso website, preencher um dos formulários de contacto do website, participar num dos passatempos realizados no website, no Facebook (/leiturasdescomplicadas) ou no Instagram (@leiturasdescomplicadas), os dados fornecidos serão usados para comunicação da marca, via email.  

Ligações a sites de terceiros

O LEITURAS DESCOMPLICADAS possui ligações para outros sites, os quais, a nosso ver, podem conter informações / ferramentas úteis para os nossos visitantes. A nossa política de privacidade não é aplicada a sites de terceiros, pelo que, caso visite outro site a partir do nosso deverá ler a política de privacidade do mesmo. Não nos responsabilizamos pela política de privacidade ou conteúdo presente nesses mesmos sites.
 

Como utilizamos os seus dados?

Utilizamos os seus dados para:
  • Operar e manter o website
  • Fornecer informação e conteúdo de interesse para o utilizador
  • Melhorar o funcionamento do website, incluindo a gestão e priorização de conteúdos
  • Adicionar à nossa mailing list para comunicar produtos e/ou serviços relacionados com LEITURAS DESCOMPLICADAS ou enviar conteúdo útil relacionado com as temáticas abordadas no site
  • Fornecer suporte ou apoio ao utilizador
  • Entregar prémios aos vencedores de passatempos
  • Cumprir obrigações contratuais e legais
Em nenhum momento fornecemos os seus dados a empresas externas ou os utilizaremos para qualquer efeito que não os descriminados acima.
 

Por quanto tempo guardamos os seus dados?

Salvo raras exceções de tempo mais curto, como por exemplo o Google Analytics, os seus dados são mantidos indefinidamente.

Quer eliminar ou alterar os seus dados?

A qualquer momento poderá solicitar-nos que alteremos ou eliminemos os seus dados. Para isso basta enviar-nos um email para ola@leiturasdescomplicadas.pt.
Save settings
Cookies settings