“Mães & Malabaristas”: equilibrar trabalho e família
Quem me acompanha há mais tempo por aqui ou no Facebook, já se deve ter dado conta que a relação entre o trabalho e a família me interessa. Por este motivo, ler o livro “Mães e Malabaristas” era quase obrigatório!
Ao contrário das nossas mães e avós, a maioria de nós trabalha fora de casa. Isso implica horários mais ou menos loucos, agendas muito preenchidas e isso pode acabar por se refletir na forma como lidamos com a nossa família. Quem nunca se sentiu culpada pelas horas de trabalho fora de casa e pelo tempo que sentiu não dar aos seus filhos? Não gosto de olhar esta questão do conflito entre trabalho e família apenas na perspectiva feminina. Muitos são os homens que também o sentem, exactamente por quererem ser maridos e pais mais presentes. Mas, infelizmente, a nossa sociedade continua a ser demasiado conservadora e olha de lado homens que tomam a opção de apostar mais na família do que a carreira…
O livro “Mães e Malabaristas”, de Nora Rodriguez, promete algumas estratégias para a conciliação entre a vida profissional e a maternidade. A autora diz-nos que as mulheres têm a resposta para esta conciliação… Vamos descobrir qual é?!
“Mães e Malabaristas”: terão as mulheres a receita secreta?
Este livro é escrito por Nora Rodriguez, uma argentina a viver em Barcelona actualmente e que se dedica à investigação sobre bullying e violência escolar. Tem diversas publicações sobre parentalidade e o papel da mulher na sociedade actual, sendo as “Mães e Malabaristas” um exemplo. A sinopse do livro é clara:
Mães e Malabaristas não é apenas mais um livro que descreve as dificuldades de ser mãe e trabalhadora no século XXI; não encontrará aqui uma compilação de queixas sobre noites mal dormidas, chefes pouco compreensivos, consultas-relâmpago ao pediatra para não perder reuniões de trabalho urgentes ou outros exemplos dos obstáculos que enfrentam todas as mulheres que tentam conciliar a maternidade e a carreira profissional. Este é um livro sobretudo prático, direto e reivindicativo.
O livro apresenta diferentes perspectivas sobre a realidade da relação trabalho-família nas mulheres de hoje (ou, pelo menos, da realidade de 2011, ano em que foi publicado). Todo o texto é complementado por vários exemplos de histórias de vida das mulheres que a autora entrevistou para escrever este livro. Situações de famílias de diferentes tipos, com mais ou menos filhos e mulheres com cargos de maior ou menor responsabilidade.
Os vários argumentos que a autora vai apresentando sobre o livro reflectem também os diversos estudos, investigações e trabalhos que foram sendo desenvolvidos ao longo dos anos em Espanha. A comparação entre os casos reais e as conclusões destes estudos permite identificar algumas estratégias que todos, sem excepção, podemos usar para a conciliação entre o trabalho e a família.
“Mães e Malabaristas”: A minha visão sobre o livro
Vou confessar-vos… Ler este livro deixou-me com um sabor algo agridoce. Conforme escrevi na review que fiz no Goodreads, estava bastante curiosa dado que sou mãe, trabalhadora e estudante ao mesmo tempo. No entanto, confesso que fiquei algo desiludida quando terminei… Mais do que um livro com estratégias para a conciliação trabalho-família, este livro pareceu-me mais sobre parentalidade. Ok… Podem dizer-me que, falando-se de trabalho e de família, é impossível não falar de parentalidade. Mas isso não significa que o foco acabe por ser mais um caminho de parentalidade consciente do que falar dos principais desafios de trabalhar tendo filhos.
Não quer com isto dizer que o livro não seja interessante… Nada a ver! Apenas acho que fica um pouco aquém daquilo que promete logo na capa… Conforme se pode ler, este livro promete ser uma ajuda para conseguir conciliar vida profissional e a maternidade. Acho que a autora poderia ter explorado outros temas dentro desta realidade (licenças parentais, famílias monoparentais e os desafios inerentes, por exemplo). Longe de estar à espera de uma checklist para lidar com todos os afazeres, acho que o livro poderia dar mais ferramentas para facilitar a lidar com esta relação e impedir que surja conflito. Gostei… Mas fiquei à espera de mais…
Outras sugestões de leitura sobre a relação trabalho-família:
“A relação entre o trabalho e a família”, de Maria José Chambel e Maria Teresa Rodrigues
“Desenvolvimento de carreira. Uma análise centrada na relação entre o trabalho e a famílias”, de Gina Gaio Santos
“Professor Mommy. Finding Work-Family Balance In Academia”, de Rachel Connelly e Kristen Ghodsee
Blogue Ela e Ele, Ele e Ela
As mães são sempre malabaristas. Então quando os pais não entravam muito na equação (como, aliás, ainda acontece em muitas famílias), ainda mais. As mães são seres do outro mundo!
momdescomplicada
Mesmo! Entramos no mundo do circo desde o momento que engravidamos e nem nos damos conta dos malabarismos que nos esperam pela vida fora. Hoje em dia, com as novas realidades familiares, muitos são os pais e as mães malabaristas por esse mundo fora e que tudo fazem para que nada falte aos mais pequenos! 🙂 🙂
Dia da Mulher: o meu limite, o teu e o de todos nós - À minha volta
[…] cargos ocupados por mulheres em relação aos homens. E, inevitavelmente, o dia em que se pensa no malabarismo que todas as mulheres fazem diariamente para conseguir conciliar trabalho e família. Mas deverá este dia ser sinónimo de tudo […]
Dia da Mãe: Os livros essenciais que a tua mãe vai adorar! - Leituras descomplicadas
[…] e que tenho a certeza de que ela irá gostar! Se quiseres mais algumas sugestões, vê neste artigo um bom livro para mães workaholic e, neste outro artigo, um livro especialmente indicado para mães criativas! E não te esqueças de […]
Dia da Mulher: o meu limite, o teu e o de todos nós - Leituras descomplicadas
[…] por mulheres em relação aos homens. E, inevitavelmente, o dia em que se pensa no malabarismo que todas as mulheres fazem diariamente para conseguir conciliar trabalho e famí…. Mas deverá este dia ser sinónimo de tudo […]