Educadora de infância: muito mais que uma profissão!

Ser pai e mãe do século XXI é ter, na nossa vida, educadoras que cuidam dos nossos filhos. Como em tudo na vida, importa estabelecer com elas a melhor relação possível. São estas educadoras que cuidam dos nossos filhos desde que entram na escola. Em cada educadora de infância existe um colo para quando não estamos presentes. Os braços de uma educadora de infância abrem-se, todos os dias, para receberem os nossos filhos! Estas são pessoas reais, que têm os mesmos sentimentos que nós… E sobre as quais não podemos pensar que, por serem pagas, têm a obrigação de fazer tudo o que queremos…

Educadora de infância: mais do que um diploma de final de curso

Educadora de infância. Uma profissão como outra qualquer. Um diploma de final de curso que representa anos dedicados ao estudo. Uma pessoa real que tem, em cada dia, muitas crianças para cuidar. Tenho um grande admiração por estas pessoas que possuem esta capacidade… Se nós, apenas com um ou dois filhos, caímos muitas vezes no desespero quando começam a chorar… Imaginem o que é ter dez crianças à nossa volta, cada uma a puxar para seu lado?!

Quando vou buscar o meu filho olho, muitas vezes com admiração, para as educadoras e auxiliares da sala dele. Admiro o terem sempre uma voz calma e transmitirem sempre serenidade quando o vou buscar. Admiro-as por conseguirem mostrar calma mesmo quando está instalada uma verdadeira batalha! Admiro a sua paciência, a sua entrega e, principalmente, por darem tanto carinho a todas as crianças.

Esta semana lancei, na página do Facebook, a seguinte questão:

Esta semana, por causa do calor, falava com a educadora do meu filho sobre poder trocar os collants que leva vestidos de manhã por meias para ficar mais fresco. Ela respondeu-me que não o fazem porque existem pais que não gostam e ficam chateados… Disse-lhe que, por mim, tem luz verde para a troca. O que vocês gostam e o que não gostam que as educadoras dos vossos filhos fazem?

Lancei esta questão também em alguns grupos de mães e verifiquei aquilo que já pensava… Ao ler comentários de mães que são, também, educadoras pude verificar que nem sempre se olham estas como pessoas reais que estão do lado de lado lá…

Educadora de infância: um ordenado não paga a indiferença

Ler alguns dos comentários que recebi na minha partilha de um momento tão simples da escola mostrou-me uma coisa… Existem pais, para os quais, um ordenado justifica tudo. Tem de justificar! Óbvio que se trata de uma profissão da qual não esperamos falhas! É a estas pessoas que entregamos os nossos bebés e esperamos delas uma conduta irrepreensível! Quantas de nós não tem medo de deixar os filhos com alguém que lhes possa bater? Que os possa tratar mal ou deixar a chorar durante horas e horas?

Eu tive sorte com a escola do meu filho… Eu sei que sim… Sei que a escola do nosso coração é um pequeno cantinho do céu e sou muito grata por isso! (Querem saber porque chamo à escola do meu filho “escola do nossos coração”? Leiam este post e perceberão!) Tenho uma educadora que dava tudo para ter uma floresta junto à escola e isso diz muito sobre ela. Imagino que, por esse país fora, haverá muitas educadoras que gostariam do mesmo… Mas nem sempre as condições de trabalho são as melhores… E, muitas vezes, esquecemo-nos que estão pessoas do lado de lá quando impomos as nossas exigências…

Uma educadora de infância, que coloca um pouco de si em todas as acções do dia, não merece a nossa indiferença. Esta pessoa merece a nossa palavra de conforto no final de um dia mais cheio. Merece o nosso “bom dia” com um sorriso no rosto.  Merece pequenos mimos que serão sempre pouco para expressar o nosso agradecimento por cuidarem dos nossos filhos. Lembrem-se que um ordenado não é tudo… Não pode ser tudo… Uma educadora de infância não é um robot de mudar fraldas e dar papas… É uma pessoa tal como nós… Não nos devemos nunca esquecer disso!

Educadora de infância e pais: uma dupla pelos nossos filhos

Já assisti uma vez a um episódio que me chocou um pouco… Ver uma mãe falar de forma prepotente com uma educadora que faz o seu melhor todos os dias… Chocou-me um pouco… Exigir que alguém limpe as mãos de uma criança sempre que ela toca no chão… Não estaremos nós a exagerar? Se calhar, sou demasiado descomplicada com este tipo de situações… Mas faz-me confusão fazerem-se exigências que nem sempre são fáceis de concretizar. Pode e deve exigir-se que uma criança não nos chegue com a fralda suja, meio despido ou por alimentar. Pode e deve exigir-se que uma criança não seja colocada de castigo ou seja impedida de estar no recreio.

Mas não se pode ou deve exigir que não se deixe uma criança tocar no chão no recreio. Não se pode ou deve exigir ter uma educadora permanentemente dedicada ao nosso filho… Isso é ter uma ama particular, certo? Quando olharem as educadoras dos vossos filhos, pensem no ser humano que está do lado de lado… Pensem na pessoa real que dá colo aos vossos filhos todos os dias. Chamem à atenção quando precisarem… Mas sem nunca esquecer que um ser humano tem sentimentos e que não é nosso criado…

 

Já tinham pensado nas educadoras dos vossos filhos desta forma?

You Might Also Like

7 Comments

  1. Sónia Moreira

    Muitos Parabéns pela bonita homenagem! Não esquecer o papel excelente das auxiliares :). Beijinho

    1. momdescomplicada

      Obrigada. Sónia! Foi um texto escrito do fundo do coração! Concordo plenamente: as auxiliares são igualmente importantes para os nossos filhotes. Tenho um especial carinho pelas duas auxiliares da área do berçário da escola do meu filhote e que sempre o receberam tão bem, desde os oito meses quando tive de ir trabalhar. O olhar e a forma carinhosa como o tratam sempre deixam o meu coração mais tranquilo todos os dias. E o que me deixa ainda mais tranquila é ver o carinho que o meu filhote tem por elas: sinal que se sente bem com elas e que há amor. 🙂 Beijinhos

  2. Maria Inês Climaci

    Em primeiro lugar uma educadora não é uma pessoa que CUIDA. A função de uma educadora é promover o desenvolvimento global e harmonioso das crianças. Não é uma auxiliar de educação cuja função é cuidar… Mudar fraldas, dar de comer, lavar mãos, trocar colkants, etc. Depois uma educadora não tem 10 crianças, mas chega mesmo a ter 30. Ser educadora não é uma profissão igual às outras… É muito mais do que uma profissão. É uma vocação! Sou educadora e só sou Feliz quando estou no jardim de infância com 30 crianças à minha volta. 😃

    1. momdescomplicada

      Inês, vou ter de discordar um pouco do seu comentário… Acho que dizer que uma educadora não cuida, por ser responsável por promover o desenvolvimento da criança,, e dizer que isso é tarefa apenas das auxiliares (que trocam fraldas, dão de comer, trocam roupa…), é demasiado redutor do papel de cada uma destas figuras. Não podemos olhar para educadoras e auxiliares como meras cumpridoras de um descritivo de funções das suas profissões… Eu acho que se deve ir muito para além disso! Compreendo que seja educadora e que seja assim que vê o seu dia-a-dia mas eu acho que uma educadora cuida e muito! Cuidar, para mim, não se restringe às funções de higiene e alimentação… Cuidar é dar colo quando a criança não está bem. Cuidar é adormecer a criança no colo quando está mais difícil. Cuidar é dar mais mimo à criança quando um dos progenitores não está presente por motivos de trabalho e a criança está mais triste… Cuidar é passar-lhe a segurança e a rotina que é necessária para crescer. É dar-lhe amor. Isso é cuidar, para mim! Na escola do meu filho, não existe uma separação assim tão clara entre o papel das educadoras e auxiliares. Já vi as educadoras da sala do meu filho (que são duas para 25 meninos) a trocarem roupa, a darem de comer ou a trocar uma fralda! E já vi auxiliares a desenvolverem com eles actividades muito interessantes, contribuindo para que cresçam de forma harmoniosa. Acho que educadoras e auxiliares cuidam ambas e contribuem ambas para o desenvolvimento… E é isso que cria um óptimo ambiente numa sala dos pequeninos piratas como o meu filhote 🙂

      Ainda bem que vê ser educadora como uma vocação. Isso é o mais importante e conseguirá, todos os dias, fazer aquilo que é visto por muitos como apenas mais um trabalho com a dedicação necessária às crianças e que elas merecem! Beijinhos

  3. Vera

    Muito obrigado…é bom sentir que do outro lado há quem nos valorize e nos olhe com gratidão…somos pessoas reais com uma responsabilidade imensa, com um coração grande para amar e para chorar quando terminam a sua caminhada connosco. E como custa vê -los partir! São dias de pura energia, que contagia, que desgasta, que preenche e que nos dá esperança! Esperança que neles vá um pouco de nós, porque deles fica tanto em nós…ganhamos um ordenado é certo, mas ganhamos tanto mais em ternura, em afeto, em conquistas alcançadas, em laços que perduram e que fazem de nós seres melhores…um bem haja para si e parabéns pela sua publicação.

    1. Mom descomplicada

      Adorei esta sua frase, Vera: “somos pessoas reais com uma responsabilidade imensa, com um coração grande para amar e para chorar quando terminam a sua caminhada connosco”. É exactamente isto que penso quando penso numa educadora ou numa auxiliar num berçário ou creche. A vossa responsabilidade é imensa por cuidarem de crianças de tão tenra idade quando nós, pais, temos de ir trabalhar. Também não nos podemos esquecer que vocês também são mães e que, para cuidarem dos nossos filhos, deixam os vossos também na escola ao cuidado de outras mães… É um ciclo sem fim com o único objectivo de cuidar das crianças enquanto os pais têm de trabalhar. São pessoas reais, com as vossa fraquezas e dias menos bons, e que não são mero robots que fazem tudo o que nós queremos enquanto mães e pais galinhas. Agradeço o trabalho que faz todos os dias e por dar um bocadinho de si, todos os dias, às crianças que tem à sua responsabilidade. Beijinhos

  4. Professor, educador, auxiliar... 5 de Outubro é o vosso dia! - Mom descomplicada

    […] foram alguma das palavras que lhes dediquei no post “Educadora de infância: muito mais que uma profissão“. Juntamente com as auxiliares de infâncias, são estas as mãos e o colo a que entregamos […]

Leave a Reply

Utilizamos cookies para personalizar o conteúdo disponibilizado e os anúncios, para fornecer funcionalidades nas redes sociais e para analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações sobre a sua utilização do nosso site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e Google Analytics. View more
Cookies settings
Aceitar
Recusar
Privacy & Cookie policy
Privacy & Cookies policy
Cookie name Active

Política de privacidade para Leituras descomplicadas

As informações pessoais recolhidas através de formulários de contacto, caixas de comentários, passatempos ou subscrições são utilizadas pelas LEITURAS DESCOMPLICADAS para nos ajudar a melhorar a sua visita ao nosso site, tornando-a o mais produtiva e agradável possível. Todos os aspectos relacionados com a garantia da confidencialidade dos dados pessoais dos utilizadores do nosso site são muito importantes para as LEITURAS DESCOMPLICADAS.
O uso das LEITTURAS DESCOMPLICADAS pressupõe a aceitação desta política de privacidade, reservando-se a equipa das LEITURAS DESCOMPLICADAS de alterar este acordo sem aviso prévio.
 

Quem somos?

O endereço do nosso site é https://www. leiturasdescomplicadas.pt. LEITURAS DESCOMPLICADAS é um blog literário dedicado à partilha de sugestões de leitura para miúdos e graúdos. Esta partilha ocorre através de artigos de opinião sobre livros, destaques de novidades editoriais, entrevistas a autores, clube e projectos de leitura, entre outras iniciativas.  

Dados recolhidos

Formulário de registo no website - quando um utilizador se regista em https://www.leiturasdescomplicadas.pt, seja pelo preenchimento de formulário ou através de login com a sua conta de Facebook, Google ou Linkedin, são recolhidos dados pessoais como nome, email, localização, entre outros. Formulários de contactos ou comentários - quando um utilizador preenche um formulário de contacto ou deixa um comentário no nosso site, são recolhidos os dados exibidos no formulário e também o endereço de IP do visitante. Passatempos - quando é realizado um passatempo é solicitado o preenchimento de um formulário com dados do utilizador, como nome, email, nomes de utilizador de redes sociais, localização, entre outros. Cookies - Os cookies são curtos ficheiros de texto com informações relevantes que o seu browser processa, quando um site é visitado por um utilizador. Utilizamos cookies para armazenar informação, tais como as suas preferências pessoais, quando visita o https://www.leiturasdescomplicadas.pt. A colocação de cookies ajuda o site a reconhecer o dispositivo (tablet, desktop, mobile, etc) do utilizador sempre que nos visita. Os cookies retêm apenas informação relacionada com as suas preferências, não revelando dados pessoais.
  • Quando deixa um comentário no nosso site, pode optar por guardar o seu nome, endereço de email e site nos cookies. Isto é para sua conveniência para não ter de preencher novamente os seus dados quando deixar outro comentário. Estes cookies durarão um ano.
  • Se visitar a página de início de sessão, será configurado um cookie temporário para determinar se o seu navegador aceita cookies. Este cookie não contém dados pessoais e será eliminado ao fechar o seu navegador.
  • Ao iniciar a sessão, serão configurados alguns cookies para guardar a sua informação de sessão e as suas escolhas de visualização de ecrã. Os cookies de início de sessão duram um ano. Se seleccionar "Lembrar-me", a sua sessão irá persistir durante duas semanas. Ao terminar a sessão, os cookies de inicio de sessão serão removidos.
Google Analytics - Usamos o Google Analytics para registrar informações sobre as páginas que um utilizador viu, por exemplo, o URL da página, a hora do dia, o dispositivo usado, etc. As informações que coletamos são anonimizadas e enviadas ao Google Analytics para análise. O Google Analytics usa principalmente cookies primários para informar sobre as interações dos visitantes neste site. Os utilizadores podem desativar os cookies ou excluir qualquer cookie individual. O Google Analytics também coleta endereços IP para fornecer e proteger a segurança do serviço e para dar aos proprietários de websites uma noção de que país, estado ou cidade do mundo os utilizadores são provenientes (também conhecido como “geolocalização por IP” ). Os dados do Google Analytics são retidos por 38 meses.
 

Porque está a receber emails nossos?

Ao registar-se no nosso website, preencher um dos formulários de contacto do website, participar num dos passatempos realizados no website, no Facebook (/leiturasdescomplicadas) ou no Instagram (@leiturasdescomplicadas), os dados fornecidos serão usados para comunicação da marca, via email.  

Ligações a sites de terceiros

O LEITURAS DESCOMPLICADAS possui ligações para outros sites, os quais, a nosso ver, podem conter informações / ferramentas úteis para os nossos visitantes. A nossa política de privacidade não é aplicada a sites de terceiros, pelo que, caso visite outro site a partir do nosso deverá ler a política de privacidade do mesmo. Não nos responsabilizamos pela política de privacidade ou conteúdo presente nesses mesmos sites.
 

Como utilizamos os seus dados?

Utilizamos os seus dados para:
  • Operar e manter o website
  • Fornecer informação e conteúdo de interesse para o utilizador
  • Melhorar o funcionamento do website, incluindo a gestão e priorização de conteúdos
  • Adicionar à nossa mailing list para comunicar produtos e/ou serviços relacionados com LEITURAS DESCOMPLICADAS ou enviar conteúdo útil relacionado com as temáticas abordadas no site
  • Fornecer suporte ou apoio ao utilizador
  • Entregar prémios aos vencedores de passatempos
  • Cumprir obrigações contratuais e legais
Em nenhum momento fornecemos os seus dados a empresas externas ou os utilizaremos para qualquer efeito que não os descriminados acima.
 

Por quanto tempo guardamos os seus dados?

Salvo raras exceções de tempo mais curto, como por exemplo o Google Analytics, os seus dados são mantidos indefinidamente.

Quer eliminar ou alterar os seus dados?

A qualquer momento poderá solicitar-nos que alteremos ou eliminemos os seus dados. Para isso basta enviar-nos um email para ola@leiturasdescomplicadas.pt.
Save settings
Cookies settings