A escola do nosso coração
Qualquer mãe e qualquer pai, já passou pela árdua tarefa do processo de escolha da escola para os seus filhotes.
Ontem, após a primeira reunião de pais de todo o sempre (e do cair da moeda em como o meu filhote vai estando cada vez mais crescido), falava com o pai sobre a escolha que fizemos e o quanto estamos a chegar à conclusão de que foi a melhor possível e de que esta é a escola do nosso coração. Saber se a escola em que inscrevemos os nossos filhos é efectivamente a que mais corresponde aos nossos ideias enquanto pais, não é algo que se consiga perceber logo no primeiro momento. Eu diria mais: acho que é algo que não se consegue perceber logo nos primeiros dias. Há que dar tempo a que ocorra a fase de adaptação da criança (e dos pais!) ao novo contexto e à nova realidade de já não estarmos com o nosso bebé todas as horas do dia. É algo que ocorre de forma diferente em todas as famílias, não existindo uma fórmula infalível e uma checklist que se deve seguir para que existam zero choros e as saudades não andem feitas malandras a espreitar a cada esquina. O choro vai existir, o nosso coração de pais vai ficar pequenino e as saudades não se conseguem impedir totalmente… Mas os cuidadores a quem deixamos os nossos filhos e o carinho por eles transmitido à criança nesta fase fazem toda a diferença e dar-nos-ão a certeza que aquela é a escola certa, ou não!
E desde os primeiros dias que o meu coração de mãe fica tranquilo por sentir o meu bebé relaxado, tranquilo e sereno sempre que fica na escola e no colinho das suas educadoras. Há mimo, há carinho e um cuidado com os mais pequenos que me faz não sentir tão culpada pro ter de ir trabalhar e não me poder dedicar todo o dia ao meu pequeno bebé. E depois da reunião de ontem com a educadora, em que me apercebi (ou melhor, tive a confirmação!) de que o nosso comprimento de onda é o mesmo, fez-me ter ainda mais certeza que esta é a escola do nosso coração enquanto família.
Ter uma educadora que fala de Reggio Emilia com emoção na voz e que nos demonstrou que daria tudo por ter uma floresta perto da escola onde levar os mais pequenos todos os dias…
Ter uma educadora que explicou brevemente esta pedagogia aos pais e que partilhou connosco que a sala está a ser modificada o máximo possível para corresponder ao criado por aquele grupo de pais na cidade italiana de Reggio Emilia…
Ter uma educadora que nos lê um poema demonstrando que as crianças têm todas as capacidades e vontades do mundo em experimentar e conseguir fazer, basta que não existam adultos que lhes toldem o voo…
Ter uma educadora que diz que uma escola se constrói com a relação aberta e o diálogo permanente e de grande proximidade com os pais…
Ter uma educadora que nos fala que é importante ter, no dia-a-dia dos mais pequenos, actividades da vida prática em que eles sintam que estão a participar (estará aqui um pouco de Montessori?)…
Ter uma educadora que vibra com os mais pequenos e que os quer sempre em contacto com a arte, a música e a expressão motora promovendo a sua criatividade…
É isto que me faz sentir que esta é a escola do nosso coração!!!
Lanches saudáveis: Escolhas conscientes e deliciosas! - Mom descomplicada
[…] meu filhote está na escola desde os oito meses. Já vos falei da escola do nosso coração e ainda hoje partilhei no Facebook mais um episódio que me mostra que fiz a escolha certa (podem […]
Educadora de infância: muito mais que uma profissão! - Mom descomplicada
[…] isso! (Querem saber porque chamo à escola do meu filho “escola do nossos coração”? Leiam este post e perceberão!) Tenho uma educadora que dava tudo para ter uma floresta junto à escola e isso diz muito sobre […]
Despedida não, apenas um "até já!" - Mom descomplicada
[…] Hoje é dia de despedida. Não daquelas despedidas que magoam, que são para sempre ou que deixam mágoa. Hoje é dia de despedida mas em que se partilham boas emoções, boas energias e boas recordações. Hoje é dia de despedida no percurso do meu filhote na escola do nosso coração. Para quem só tenha chegado agora a este meu cantinho, poderá estranhar esta expressão… Chamo “escola do nosso coração” ao local que recebeu, de braços abertos, o meu filho desde que entrou para a escola com oito meses (podem ler um dos meus posts mais lamechas sobre a escola do nosso coração aqui). […]
Outubro. Um novo recomeço. - Mom descomplicada
[…] carregado de emoções, de muito colo e de lágrimas… Sou uma lamechas, bem sabem como gostava da escola do nosso coração e das pessoas especiais que cuidaram do meu filhote desde os oito meses. Devemos ter levado quase […]
Educadora de infância: muito mais que uma profissão! - Leituras descomplicadas
[…] porque chamo à escola do meu filho “escola do nossos coração”? Leiam este post e perceberão!) Tenho uma educadora que dava tudo para ter uma floresta junto à escola e isso diz muito […]